English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

quinta-feira, 26 de julho de 2007

Evite acidentes nos elevadores

Apesar de não ser comum registros de acidentes graves nos elevadores, é importante que algumas recomendações sejam seguidas; dessa forma tanto o hóspede quanto o seu estabelecimento estarão protegidos.
Nos últimos tempos não há notícias de acidentes causados em elevadores de edifícios comerciais ou residênciais.
Mas isso não significa que cuidados básicos não mereçam atenção. Trago aqui, algumas dicas importantes de segurança sobre elevadores que, se seguidas, evitarão acidentes, em algumas vezes fatais.
Não permita em seu edifício residencial ou comercial as seguintes atitudes: puxar a porta do pavimento sem a presençada cabine no andar; apressar o fechamento das portas; apertar várias vezes o botão de chamada; chamar vários elevadores ao mesmo tempo; fumar dentro do elevador; movimentos bruscos dentro do elevador; lotar o elevador com o peso acima do permitido; bloquear o fechamento das portas com objetos.
O excesso de lotação e de carga é perigoso e acarreta desgaste prematuro do equipamento.
O elevador não é lugar de brincadeiras, portanto oriente seus funcionários que, por sua vez, deverão orientar as crianças, para não acionar os botões desnecessariamente; não dar pulos ou fazer movimentos bruscos dentro da cabine; nunca colocar as mãos na porta; não entrar primeiro no elevador, assim que a porta se abre.
É importante que as crianças nunca usem o elevador quando não estiverem acompanhadas de adultos.
Exija da empresa de conservação que o acesso à porta do elevador seja bloqueado quando ele estiver em reparos ou revisão técnica.
Se o elevador parar entre dois andares os ocupantes devem manter a calma, pois o perigo não é iminente; acionar o botão de alarme e/ou utilizar o interfone para pedir ajuda; solicitar que chamem o zelador e, se necessário, a empresa conservadora ou o /Corpo de Bombeiros; aguardar com calma. Nunca a porta deverá ser forçada e quem estiver dentro do elevador não deve sair por conta própria. Se o elevador parar entre andares e a porta abrir, não tente sair pela abertura. O elevador pode voltar a funcionar no momento em quem estiver dentro dele estiver saindo. Recomenda-se aguardar a sua estabilização.
É muito comum as pessoas se apressaram ao tomar o elevador. É importante que quando a porta do elevador abrir, preste atenção. Antes de entrar, verifique se a cabine do elevador está no andar.
Falhas mecânicas permitem, às vezes, que a porta abra sem a presença do elevador, o que já provocou muitos acidentes fatais.
Entre no elevador e saia dele devagar, para evitar colisão com outros usuários. Não tente entrar no elevador enquanto os ocupantes estiverem saindo.
Ao entrar no elevador e ao sair dele, cuidado para não tropeçar nos degraus que se formam quando ele pára desnivelado com o pavimento.
Em caso de incêndio, não utilize o elevador. O abandono do edifício deve ser feito pelas escadas, obedecendo ao plano de abandono.

Nenhum comentário: