English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

segunda-feira, 30 de julho de 2007

INSTRUÇÕES BÁSICAS DE COMBATE À INCENDIO

O que é fogo?

Fogo, cientificamente chamado combustão, é a reação química entre o combustível e oxigênio do ar (comburente), face a uma fonte de calor.

Os 3 elementos essenciais de combustão, constituem o chamado Triângulo da Combustão.

- COMBUSTÍVEL
- COMBURENTE (Oxigênio)
- CALOR

Se suprimirmos desse triângulo, um de seus lados, eliminaremos o fogo. A partir disso, podemos definir as três formas de eliminar a combustão:

Resfriamento: Quando se retira o calor

Abafamento: Quando se retira o comburente

Isolamento: Quando se retira o combustível


Classes de incêndio


CLASSE A
Compreende os incêndios em corpos combustíveis comuns: papel, madeira, fibras etc., que quando queimam deixam cinzas e resíduos e queimam em razão de seu volume, isto é, em superfície e profundidade. Necessitam para sua extinção, o efeito de resfriamento: a água ou solução que a contenha em grande porcentagem.

CLASSE B
São os incêndios em líquidos petrolíferos e outros líquidos inflamáveis, tais como gasolina, óleo, tintas etc., os quais, quando queimam, não deixam resíduos e queimam unicamente em função da sua superfície. Para sua extinção, usa-se o sistema de abafamento (extintor de espuma).

CLASSE C
Compreende os incêndios em equipamentos elétricos que oferecem riscos ao operador. Exige-se, para sua extinção um meio não condutor de energia elétrica (extintor de CO2).


AGENTES EXTINTORES

Os agentes extintores mais empregados na extinção de incêndios são: água, espuma, gás carbônico e pó químico seco.

ÁGUA (H2O) - É a mais comum e muito usada por ser encontrada em abundância. Age por resfriamento, quando aplicada sob forma de jato sólido ou neblina, nos incêndios de Classe A. É difícil extinguir o fogo em líquidos inflamáveis, com água, por ser ela mais pesada do que eles. É boa condutora de energia elétrica, o que a torna extremamente perigosa nos incêndios de Classe C.

ESPUMA - Existem dois tipos: química e mecânica. A espuma química é produzida juntando-se soluções aquosas de sulfato de alumínio e bicarbonato de sódio (com alcaçuz, como estabilizador). Sua razão média de expansão é de 1:10. A espuma mecânica é produzida pelo batimento mecânico de água com extrato poteínico, uma espécie de sabão líquido concentrado. Sua razão de expansão é de 1:16. A espuma mecânica tem dupla ação. Agem por resfriamento, devido a água e , por abafamento, devido à própria espuma. Portanto, são úteis nos incêndios de Classe A e B. NÃO devem ser empregados em incêndios de Classe C, porque contém água.

GÁS CARBÔNICO - Gás insípido, inodoro, incolor, inerte e não condutor de eletricidade. Pesa cerca de 1,5 vezes mais do que o ar atmosférico e é armazenado com pressão de 850 libras, em tubos de aço. Quando aplicado sobre incêndios, age por abafamento, suprimindo e isolando o oxigênio do ar. É eficiente nos incêndios de Classe B e C. Não dá bons resultados nos de Classe A.

PÓ QUÍMICO SECO - O pó químico comum é fabricado com 95% de bicarbonato de sódio micro-pulverizado e 5% de estearato de potássio, de magnésio e outros, para melhorar sua fluidez e torná-lo repelente à umidade e ao empedramento. Age por abafamento e, segundo teorias mais modernas, age por interrupção da reação em cadeia da combustão, motivo pelo qual é o agente mais eficaz para incêndios Classe B. Não conduz eletricidade e pode ser usado em fogo de Classe C, devendo-se evitá-lo, contudo, em equipamentos eletrônicos onde, aliás, o CO2 é mais indicado. Não dá bons resultados nos incêndios de Classe A.

PROCEDIMENTO EM CASO DE INCÊNDIO


ALARME GERAL
Ao primeiro indício de incêndio, transmita o alarme geral ao edifício e chame o Corpo de Bombeiros.

COMBATE AO FOGO
Desligue a chave elétrica geral, em caso de curto circuito. Procure impedir a propagação do fogo combatendo as chamas no estágio inicial. Utilize o equipamento de combate ao fogo disponível nas áreas comuns do edifício. Na existência ou insuficiência deste, procure abafar as chamas com uma cortina ou toalha.


EVACUAÇÃO DO EDIFÍCIO
Não sendo possível eliminar o fogo, abandone o edifício rapidamente, pelas escadas. Ao sair, feche todas as portas atrás de si, sem trancá-las. Não utilize o elevador como meio de escape. Não sendo possível abandonar o edifício pelas escadas, permaneça no pavimento onde se encontra, aguardando a chegada do Corpo de Bombeiros. Somente suba à laje superior, se o edifício oferecer condições de evacuação pelo alto ou a situação o exigir.


INSTRUÇÕES IMPORTANTES EM CASO DE INCÊNDIO

- Procure sempre manter a calma e não fume.
- Não tire as roupas; tire unicamente a gravata.
- Mantenha, se possível, as roupas molhadas.
- Jogue fora todo e qualquer material inflamável que carregue consigo.
- Em situações críticas, feche-se no banheiro, mantendo a porta umedecida pelo lado interno e vedada com toalha ou papel molhados.
- Em condições de fumaça intensa, cubra o rosto com um lenço molhado.
- Não fique no peitoril antes de haver condições de salvamento, proporcionadas pelo Corpo de Bombeiros.
- Indique sua posição no edifício acenando para o Corpo de Bombeiros.
- Aguarde outras instruções do Corpo de Bombeiros.
- Em regra geral, uma pessoa cuja roupa pegou fogo, procura correr. Não o faça! A vítima deve procurar não respirar o calor das chamas. Para o evitar, dobre os braços sobre o rosto, apertando-os; jogue-se ao chão e role ou envolva-se numa toalha ou num tecido qualquer.
- Se você encontrar um lugar cheio de fumaça, procure sair, arrastando-se para evitar ficar asfixiado.
- Vendo correr uma pessoa com as roupas em chamas, não a deixe fazê-lo. Obrigue-a a jogar-se ao chão e rolar lentamente. Use a força se necessário, para isso.
- Se for possível, use extintor ou mangueira sobre o acidentado. No caso de não haver nada por perto, jogue areia ou terra na vítima, quando ela está rolando. Se puder, envolva o acidentado com um cobertor, encerado ou com panos. Envolva primeiro o peito, para proteger o rosto e a cabeça. Nunca envolva a cabeça da vítima, pois assim você a obriga a respirar gases.
- Ao perceber um incêndio, não se altere. Estando num local público, não grite nem corra. Acate as normas de prevenção e evite acidentes. Trate de sair pelas portas principais de emergência, de maneira rápida, sem gritos, em ordem, sem correrias.
- Nunca feche com chaves as portas principais e as de emergência em colégios, cinemas, teatros ou demais dependências de aglomeração pública.
- O acúmulo de lixo e a sua queima, provoca muitos incêndios.
- Não guarde panos impregnados de gasolina, óleos, cêras ou outros inflamáveis.

jeffersonbcosta@gmail.com

Nenhum comentário: