English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Chega de choradeira! Trace um rumo para sua carreira

Toda hora é hora de mudar. Mas nada melhor que aproveitar o início do ano para repensar tudo e dar uma repaginada na carreira. Se você está no grupo daqueles que têm mais motivos para lamentar o que está fazendo atualmente, aqui vai uma sugestão: deixe o chororô de lado e trate de se mexer. Como primeiro passo, preste atenção ao que conta Rejane Málacco, psicóloga e consultora da Laboredomus – Gestão Estratégica de Pessoas, de São Bernardo do Campo:

“Existe uma história em que alguns jovens ciclistas se perderam em uma floresta e tiveram de ser resgatados. No dia seguinte, já recuperados do susto, voltaram à floresta para buscar as bicicletas. Conclusão: se perderam novamente. Na carreira, há quem não consiga sair do lugar, porque ou está se sentindo perdido, ou acaba de ser resgatado. Antes de se acostumar com a idéia de que trabalho e sofrimento andam juntos, é melhor traçar novas estratégias profissionais”.

Confira a seguir, sugestões da especialista para quem quer virar o jogo:

1) Vida pessoal X trabalho - Reclamar da falta de equilíbrio entre a vida pessoal e o trabalho é o maior alerta de que algo não vai bem com a carreira. “Quando a pessoa ama o que faz, não sente tanto o peso do trabalho. Portanto, melhor do que reclamar das obrigações é encontrar uma profissão ou tarefas que ofereçam condições de se trabalhar com prazer”, diz a consultora;

2) Busque feedback - Rejane argumenta que um outro problema que deve ser vencido é a questão do feedback, ou seja descobrir como seu trabalho é visto pela chefia. “Quando a falta de retorno serve de razão para a pessoa se sentir desmotivada, está na hora de inverter os papéis. Mais do que apenas perguntar a seus superiores qual a avaliação sobre seu trabalho, o profissional deve buscar conhecer os objetivos que tem de alcançar, quais as metas estabelecidas que, sendo alcançadas, definem se seu desempenho foi dentro do esperado ou não.”

Embora a grande maioria das empresas tenha sistemas de avaliação de desempenho, nem sempre os gestores fazem com que seja algo “vivo” dentro da organização. O profissional que está preocupado com sua carreira, com seu trabalho, pode criar a oportunidade de discutir suas metas e o resultado de seu desempenho com seus superiores. Trata-se de uma atitude madura que deve se estender também no momento do feedback. “É preciso estar preparado para ouvir críticas e mostrar interesse e abertura para rever e melhorar aspectos que tenham sido considerados pontos fracos.”;

3) Abra o olho - Prestar atenção em novas tendências, oportunidades e serviços também pode garantir uma guinada em sua carreira. Foi assim com os primeiros que apostaram suas fichas na internet, nos telefones celulares e por aí afora. Saber quando é o momento de investir em algo novo, ousar, pode possibilitar um salto de qualidade profissional.

“Como estratégia de carreira, também é permitido sonhar”, diz Rejane.
“Quantas vezes as crianças ouvem os adultos dizer que precisam parar de sonhar? Quando adultos, continuam recebendo os mesmos conselhos. Mas sonhar com novas possibilidades, novos projetos, novos clientes, novos desafios é o que nos faz levantar a cabeça e seguir em frente mesmo em situações adversas”.
Fonte: Canal Executivo

Nenhum comentário: