English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

sexta-feira, 13 de abril de 2012

A gestão do Capitão Nascimento.

Por: Gustavo Rocha *

Algumas partes dos filmes Tropa de Elite I e II são verdadeiras aulas de gestão. Algumas frases e comentários abaixo:

"O conceito de estrategia em grego estrategia...............................

os senhores estão anotando???

Coordenador, o senhor 05 esta dormindo

Senhor 05 ,tenha bondade

Senhor 05, se o senhor deixar essa granada cair, o senhor vai explodir o turno inteiro, o senhor vai explodir seu colegas, o senhor vai explodir os meus auxiliares, o senhor vai me explodir, o senhor vai dormir, senhor 05????...Estamos todos confiando no senhor...

Eu vou retomar o raciocinio...

o conceito de estrategia......."

Ou seja, se alguém não está a fim de estar no seu negócio, está dormindo no ponto, dê para ele uma granada, ou seja, dê para ele responsabilidades. Se a pessoa está engajada com você, ela está preparada para todos os momentos. Se a pessoa está de passagem pela sua empresa, a responsabilidade irá ser a própria passagem de ida para ela ir a outro lugar.

Homens de preto, o que é que você faz? Eu faço coisas que assusta o satanás. Homens de preto, qual é sua missão? Entrar pela favela e deixar corpo no chão.

Abstraindo a ideologia do filme, a sua equipe precisa saber de cor e salteado qual é a sua missão. As ideias e ideais da empresa precisam estar claras para as pessoas. Queremos ir para aonde? Qual nosso foco? Quem são nossos concorrentes? Como alguém pode fazer suas tarefas se elas não forem bem definidas? E mais, qual o papel daquele colaborador na equipe? Isto faz toda a diferença.

A responsabilidade é minha. O comando é meu!

Esta frase deveria ser recorrente nos líderes de equipe. O sucesso é de todos, o fracasso é do líder? Pode até ser, mas o líder tem que compreender que a equipe faz aquilo que ele desenhou. Ele disse como seria. Se não disse, falhou. Se disse e não conferiu como ficou, falhou. O comando não é fácil, é responsabilidade. Você quer comando, quer ser chefe? Acostume-se com o fracasso. Ele aponta a direção de onde devemos mudar e reagir.

Missão dada, parceiro, é missão cumprida!

Como faz falta esta frase no cotidiano, não? As pessoas preferem encontrar culpados, preferem achar problemas do que soluções. Profissionais que resolvem independente dos problemas não são apenas os mais procurados, mas são imprescindíveis.

Pede pra sair! Pede pra sair!

Enfim, se o colaborador não está colaborando, a frase está bem adequada. Se ele não sair, coloca ele pra fora, afinal, a empresa precisa de colaboradores e não de encosto!

* Consultor nas áreas de Gestão, Tecnologia e Qualidade
Fonte: Portal Administradores

Nenhum comentário: