English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

sexta-feira, 14 de março de 2008

Anvisa amplia Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos

O Programa de Análise de Resíduos Agrotóxicos em Alimentos(Para), desenvolvido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), passará a acompanhar oito novas culturas, a partir deste ano. Os produtos selecionados são: abacaxi, arroz, cebola, feijão, manga, pimentão, repolho e uva. Além disso, mais dois laboratórios serão incorporados à rede que faz as análises dos produtos: um em Goiânia (GO) e outro em Porto Alegre (RS). O anúncio foi feito durante a Primeira Reunião Geral do Para 2008, realizada em 26 e 27 de fevereiro, em Brasília.
O objetivo do programa é manter a segurança alimentar do consumidor. "O Para tem uma importância fundamental para a população, porque mostra um lado invisível dos alimentos que são consumidos", destacou o diretor da Anvisa José Agenor Álvares da Silva. "Um produto que o cidadão vê na gôndola do supermercado, aparentemente em boas condições, pode estar contaminado com algum tipo de agrotóxico", complementou.
O presidente do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), Renato S. Maluf, afirmou, no encontro, que o trabalho de acompanhamento realizado pela Anvisa é estratégico. "Ao mesmo tempo em que se estimula uma dieta saudável, composta, entre outros produtos, de frutas, verduras e legumes, sabe-se que estes mesmos alimentos podem estar com níveis de agrotóxicos acima do recomendado, podendo prejudicar a saúde humana", avaliou.
Já o diretor da Anvisa Agnelo Queiroz falou sobre o papel dos laboratórios oficiais no processo de monitoramento. "O próprio fortalecimento do programa tem relação direta com uma rede pública de laboratórios treinada e equipada, daí nossa preocupação em ampliá-la", ressaltou.
O Para, criado em 2001, abrange 16 estados e chegará a todo o país até 2009. A escolha dos itens leva em consideração a importância destes alimentos na cesta básica do brasileiro, o consumo in natura, o uso de agrotóxicos e a distribuição das lavouras pelo território nacional. O programa funciona a partir de amostras coletadas em pontos de venda pelas vigilâncias sanitárias dos estados e municípios. As equipes enviam o material para os laboratórios de resíduos de agrotóxicos.
Caso a utilização de agrotóxicos esteja acima dos limites permitidos pela Anvisa, os órgãos responsáveis pela áreas de agricultura e meio ambiente são acionados para rastrear e solucionar o problema. As medidas em relação aos produtores são de orientação para adoção de boas práticas agrícolas.
Na reunião também foi anunciado que a Anvisa irá reavaliar 14 substâncias ativas utilizadas em agrotóxicos no Brasil. Foi reafirmada ainda a cooperação entre Anvisa, Consea, Departamento de Defesa do Consumidor do Ministério da Justiça, Coordenação Geral da Política de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde e Associação Brasileira de Supermercados.

Nenhum comentário: