English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

quinta-feira, 20 de março de 2008

Páscoa: Anvisa dá dicas para uma alimentação saudável e segura

O consumo de chocolates e pescados aumenta significativamente durante a semana santa. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Chocolate, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (Abicab), só este ano serão produzidos mais de 100 milhões de ovos de páscoa, totalizando 26,4 mil toneladas de produtos de páscoa à base de chocolate.

Preocupada com essa mudança na dieta dos brasileiros nesta época do ano, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) lança, nesta segunda-feira (17), um hotsite com dicas relacionadas ao consumo de chocolates e pescados. “A nossa intenção é divulgar informações que garantam uma alimentação saudável e segura, desde o momento da compra até o preparo dos alimentos”, explica a gerente substituta de Qualificação Técnica em Segurança de Alimentos da Anvisa, Rosane Franklin.

O hotsite apresenta também aspectos que os consumidores devem observar no local de venda e a maneira mais correta de armazenar esses produtos em casa. “Alimentos manipulados e conservados inadequadamente são fatores de risco importantes para muitas doenças”, afirma Franklin.

Com relação aos ovos de páscoa, por exemplo, o hotsite da Anvisa orienta que os consumidores evitem produtos com embalagens sujas, amassadas, com furos, abertas ou com outros sinais de alteração. Já no caso dos alimentos congelados, a dica é observar se estão firmes e sem sinal de descongelamento, como o acúmulo de líquidos.

“Apesar dos órgãos de vigilância sanitária intensificarem as ações de fiscalização nesta época do ano, a população sempre deve estar atenta às condições de higiene dos produtos”, complementa a gerente substituta da Anvisa. Os consumidores que notarem qualquer tipo de irregularidade, como alimentos com prazo de validade vencido ou armazenados de forma inadequada, devem comunicar o serviço de vigilância sanitária de sua localidade.
Cartilha - A Anvisa também elaborou, em parceria com a Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca (Seap), uma cartilha sobre alimentação saudável, compra, armazenamento e preparo seguro de pescados. Na semana santa, essa cartilha será divulgada pra todos os estados e para o Distrito Federal. Além disso, o material foi disponibilizado para as vigilâncias sanitárias dos estados e das capitais.
Informação: Ascom/Assessoria de Imprensa da Anvisa

Nenhum comentário: