English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

quinta-feira, 8 de maio de 2008

Indústrias siderúrgicas lideram emissão de CO2

As empresas de aço e ferro gusa estão em primeiro lugar no inventário emitido pela de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb), ao emitirem 54,1% de CO2 ao planeta, o que equivale a 6,36 milhões de toneladas no ano.

Para a gerente do setor de avaliação de tecnologia do ar, ruído e vibrações da Cetesb, documento tenta diagnosticar, por meio de fontes que queimam combustíveis e por tipologia de produção, a questão da quantidade emitida no meio ambiente.

"Como não tínhamos nenhum estudo nesse sentido, pegamos as alguns setores prioritários e vamos a partir disso elencar os maiores emissores", destacou a gerente, afirmando ser este o primeiro passo dado para a caracterização do cenário da cidade de São Paulo. " Maria.

Uma das empresas de aço emissora de CO2 é a hoje conta com alguns programas voltados à melhoria do desempenho ambiental, contribuindo dessa maneira para a redução das emissões de gases do efeito estufa.

O gerente de meio ambiente da CSN, ações de suma importância dentro da empresa é o investimento na co-geração de energia, reduzindo a necessidade da utilização de fontes de energia não-renováveis, como o gás natural e o óleo combustível.

"Além disso, estamos iniciando na fábrica de Volta Redonda uma unidade de produção de cimento a partir de escória (resíduo de processo siderúrgico), em substituição do clinquer (grande gerador de emissões de CO2 em seu processo produtivo).

Na semana passada, o Instituto Brasileiro de Siderurgia (6,3% ou 2,96 milhões de toneladas produzidas no Brasil em março desse ano.
Fonte: Gazeta Mercantil

Nenhum comentário: