English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

quinta-feira, 30 de julho de 2009

Mau uso do computador pode trazer problemas de saúde.

Posições desconfortáveis, horas seguidas em pé e o incômodo é inevitável. Quem nunca sentiu dores no corpo por causa da postura no trabalho? “Tem duas cadeiras aqui na loja. Mesmo assim, na maior parte do tempo a gente fica em pé. Resultado: dá uma dorzinha na coluna, sim”, admite a vendedora Vagna Costa.

Há cinco anos, Neide vende sorvete em um quiosque. Também fica muito tempo em pé e já teve que procurar um médico. “No início eu senti muita dor nas pernas”, lembra a comerciante Neide Holanda.

Se nas atividades mais tradicionais as dores já incomodam, imagine para quem passa horas na frente do computador. A reportagem do Bom Dia DF convidou um especialista para apontar os riscos.

O paciente? Um analista de sistemas que há dois meses sente dores na coluna. Resultado de uma rotina de sete anos de trabalho, sentado em média dez horas por dia diante do computador.

De cara, o fisioterapeuta faz a primeira correção: postura. “O Rafael apresenta uma completa retração da cabeça e do tronco. O ideal seria apoiar as costas no encosto da cadeira e manter a cabeça alinhada com os ombros. Outra coisa que ele deveria observar: aproximar mais o teclado do corpo para que os ombros possam chegar mais para trás e trabalhar de forma mais relaxada. Além de apoiar o antebraço sobre a mesa”, explica Arédio Gertrudes.

E como devem ficar os pés? “O mais importante é que eles estejam completamente apoiados no chão. Se a pessoa não tiver uma cadeira que permita ajustar a altura, o ideal é colocar blocos de madeira ou metal para apoiá-los. O pé muito elevado ou muito para baixo também pode dar alteração na bacia, que é um dos organismos responsáveis pelo controle e equilíbrio da coluna”, esclarece Arédio.

Monitor e teclado devem ficar a uma distância adequada de quem opera o computador. Cuidados simples para evitar vários problemas. “Essas pessoas sentem fadiga extrema. Não só fisicamente como mentalmente. Assim, surge o cansaço, dor de cabeça, tensão e dor no pescoço, dor na coluna inteira, nos membros inferiores e nos ombros”, alerta o fisioterapeuta.

“Hoje em dia, boa parte dos profissionais precisa ficar quase o dia inteiro diante do computador, independente da área de atuação. Todo mundo acabou virando vítima”, destaca o analista de sistemas Rafael Dantas.

Fonte: Bom Dia DF

Nenhum comentário: