English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

quarta-feira, 8 de julho de 2009

Vacinar é um dever da empresa e uma segurança para o trabalhador

No Brasil, o público-alvo de campanhas de vacinação geralmente são as crianças e idosos, porém estes não são os únicos que precisam de programas de prevenção de doenças, através da vacinação. Os adultos, profissionais de empresas de áreas diversas, também devem estar devidamente imunizados, para que o ambiente de trabalho esteja livre do risco de doenças que podem ser prevenidas.
De acordo com a legislação Brasileira vigente, todas as empresas e instituições de saúde são obrigadas, por lei, a imunizarem seus funcionários para o desempenho de suas funções. Na área de alimentação e bebida, há uma legislação municipal vigente, através de portaria aprovada pela Secretaria Municipal de Saúde, de São Paulo (SMS.G Nº 2.535, de 24 de outubro de 2003), que obriga os responsáveis por estabelecimentos como bares, restaurantes, hotéis e afins, a controlar as situações de riscos de doenças no ambiente de manipulação de alimentos, vacinando seus funcionários.
A médica responsável pelo serviço de imunização, Andreza Vilarins Gomes, da Imunicorp, empresa especializada em vacinação empresarial, considera que outros profissionais além dos da saúde e alimentação, devem estar imunizados. "Outras profissões também têm de ser incluídas, mesmo que não exista obrigatoriedade, já que a empresa deveria diminuir os riscos de seus colaboradores e clientes, principalmente de contrair doenças infecciosas que podem ocorrer em ambientes compartilhados por eles", explica Dra. Andreza. "Profissionais de alimentação, administrativos, profissionais da aviação, pessoas que viajam constantemente, que trabalham com crianças, que lidam com animais, profissionais da construção civil, entre outros, devem estar imunizados e prevenidos contra doenças", alerta.
Segundo dados da Associação Nacional de Medicina do Trabalho (Anamt), quase duas centenas de empresas já promovem vacinação coletiva de seus funcionários ou exigem a carteira de vacinação em dia, para que sejam contratados. Alguns indicadores podem ser usados para avaliar o impacto da vacinação, como a diminuição do numero de afastamentos, redução de consultas médicas, gastos com medicamentos, e melhora de produtividade.
Vacinas por área profissional
Para os profissionais de saúde, é prevista por lei a obrigatoriedade de vacinar-se contra Tríplice viral, Hepatite A e B, Tríplice Bacteriana (DTpa), Varicela, Gripe. Médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares, patologistas, dentistas, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, pessoal de apoio e manutenção de hospitais, maqueiros, motoristas de ambulância, técnicos de RX e profissionais que freqüentam assiduamente os serviços de saúde, como representantes da indústria farmacêutica, fazem parte da categoria.
Na área de alimentação e bebidas, o funcionário deve estar com a carteira de vacinação em dia, são sugeridas as vacinas Tríplice viral, Hepatite A, Tríplice Bacteriana (dT), Gripe em sua carteira de vacinação. Estão incluídas nesta categoria desde os funcionários de empresas no setor de alimentos e bebidas, restaurantes, cozinheiros, garçons, atendentes, pessoal de apoio, manutenção e limpeza.
De acordo com o calendário ocupacional sugerido pela Sociedade Brasileira de Imunização (SBIM), profissionais administrativos, que trabalham em escritórios, fábricas e outros ambientes geralmente fechados, devem ser vacinados com Tríplice viral e Gripe. Aos profissionais que viajam muito para todo Brasil e exterior e expõem-se ao risco de adquirir doenças infecciosas, não controladas em outros países, são recomendadas as vacinas Tríplice viral, Hepatite A e B, Gripe, Febre Tifóide, Cólera, Diarréia do Viajante e Febre Amarela. Os profissionais da aviação, como pilotos e comissários de bordo, também devem se prevenir com as vacinas dos viajantes, além da Tríplice Bacteriana e Varicela.
Profissionais que trabalham com crianças, tais como professores e cuidadores diretos e indiretos de escolas, creches e orfanatos e profissionais que entram em contato freqüente ou ocasional com determinados animais, como veterinários e outros cuidadores, além de freqüentadores e visitantes de cavernas, devem ser vacinados com Tríplice viral, Hepatite A e B, Tríplice Bacteriana (dTpa), Gripe. As vacinas indicadas para militares policiais e bombeiros são Tríplice viral, Hepatite A e B, Tríplice Bacteriana (dT), Varicela, Gripe, Antimeningocócega C Conjugada, Febre Amarela; os profissionais que lidam com dejetos e/ou águas potencialmente contaminadas, como mergulhadores, salva-vidas, guardiões de piscinas, manipuladores de lixo e/ou esgotos e/ou águas fluviais, profissionais da construção civil, devem ter as vacinas Tríplice viral, Hepatite A e B, Tríplice Bacteriana (dT), Varicela, Gripe. Coletores de Lixo devem ter todas as acima, além Febre Amarela e Raiva.
Fonte: Portal Fator Brasil

Nenhum comentário: