English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

terça-feira, 12 de abril de 2011

Secretaria de Saúde confirma 10 casos de dengue tipo 4 em SP.

A Secretaria de Saúde de São Paulo informou que, até esta terça-feira, o Estado confirmou dez casos de dengue tipo 4 neste ano. Todos foram registrados em municípios da região de São José do Rio de Preto, a 454 km da capital.

A secretaria não detalhou quantos casos houve em cada cidade da região, tampouco informou o estado de saúde dos dez pacientes que contraíram a dengue tipo 4.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de São José do Rio Preto, dentre os dez casos da região, dois foram registrados na cidade. Um dos casos na cidade, de uma mulher de 31 anos já curada, foi o primeiro registrado no Estado. O outro caso foi confirmado na segunda-feira. Trata-se de uma mulher de 43 anos que teve os primeiros sintomas de dengue em março e também já está curada, de acordo com o órgão municipal.

A dengue tipo 4 é causada por um tipo diferente de vírus, mas tem os mesmos sintomas: febre alta, dor no corpo e nas articulações, dor nos olhos, indisposição geral, manchas avermelhadas pelo corpo, náuseas e, em casos mais graves, sangramentos. O vetor transmissor da dengue tipo 4 é o mesmo do das outras formas da doença, o mosquito Aedes aegypti.

Segundo o Ministério da Saúde, há 28 anos esse vírus não circulava no Brasil. Depois desse período, o primeiros caso no país foi registrado em Roraima, em 2010.
Fonte: Agência Brasil

Nenhum comentário: