English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Terrenos baldios têm que ser limpos para evitar incêndios.

Em época de tempo seco, os terrenos baldios (que não foram limpos como deveriam) se tornam verdadeiras armadilhas para seus vizinhos. O mato alto e seco facilmente pega fogo e, dependendo da direção do vento, as chamas podem atingir as casas vizinhas, causando grandes danos.

Por isso, os responsáveis por esses terrenos têm a obrigação legal de manter suas propriedades limpas. Essa é a afirmação do tenente do Corpo de Bombeiros de Rio Claro, Kleber Moura de Oliveira. "Existem leis estadual e municipal que preveem punição para quem não age de acordo com a legislação", observa ele.

A autoridade esclarece ainda que, infelizmente, o Corpo de Bombeiros não tem poder de fiscalização nesse sentido. Ele aconselha que o ideal é que aceiros sejam preparados para que, em caso de incêndio, evitem que as chamas atinjam as casas ao lado do terreno.

Além do terreno baldio, as autoridades também redobram a atenção no que diz respeito à soltura de balões, prática comum nesta época do ano. O poder de destruição, caso um balão caia em uma mata, pode ser devastador e incalculável. "O vento forte e o tempo seco servem como alimento", pontua Kleber Moura.

Na cidade, os danos também são grandes. Caso a tocha do balão atinja uma estrutura de madeira, como alguns telhados ainda existentes, as chamas se espalham rapidamente.

Apesar da ilegalidade, é comum notar, até mesmo nas páginas de relacionamentos, grupos organizados trocarem informações e marcarem encontros para a soltura dos balões. Segundo a legislação, quem fabrica, comercializa, transporta e solta os balões pode ser responsabilizado pela lei.
Fonte: JC Rio Claro

Nenhum comentário: