Em época de tempo seco, os terrenos baldios (que não foram limpos como deveriam) se tornam verdadeiras armadilhas para seus vizinhos. O mato alto e seco facilmente pega fogo e, dependendo da direção do vento, as chamas podem atingir as casas vizinhas, causando grandes danos.
Por isso, os responsáveis por esses terrenos têm a obrigação legal de manter suas propriedades limpas. Essa é a afirmação do tenente do Corpo de Bombeiros de Rio Claro, Kleber Moura de Oliveira. "Existem leis estadual e municipal que preveem punição para quem não age de acordo com a legislação", observa ele.
A autoridade esclarece ainda que, infelizmente, o Corpo de Bombeiros não tem poder de fiscalização nesse sentido. Ele aconselha que o ideal é que aceiros sejam preparados para que, em caso de incêndio, evitem que as chamas atinjam as casas ao lado do terreno.
Além do terreno baldio, as autoridades também redobram a atenção no que diz respeito à soltura de balões, prática comum nesta época do ano. O poder de destruição, caso um balão caia em uma mata, pode ser devastador e incalculável. "O vento forte e o tempo seco servem como alimento", pontua Kleber Moura.
Na cidade, os danos também são grandes. Caso a tocha do balão atinja uma estrutura de madeira, como alguns telhados ainda existentes, as chamas se espalham rapidamente.
Apesar da ilegalidade, é comum notar, até mesmo nas páginas de relacionamentos, grupos organizados trocarem informações e marcarem encontros para a soltura dos balões. Segundo a legislação, quem fabrica, comercializa, transporta e solta os balões pode ser responsabilizado pela lei.
Fonte: JC Rio Claro
Nenhum comentário:
Postar um comentário