O treinamento é uma maneira eficaz de agregar valor às pessoas, à organização e aos clientes. Ele enriquece o patrimônio humano das organizações e responsabiliza-se pelo capital intelectual das mesmas. Entretanto, os programas de Treinamento e Desenvolvimento precisam adaptar-se urgentemente, pois a demanda é imediata e diversificada, e cada profissional precisa de informações específicas para o seu trabalho no momento em que este é executado.
As pessoas são o grande diferencial competitivo das organizações bem-sucedidas. São as pessoas que fazem as teorias, os projetos e os processos tornarem-se resultados, e para isso acontecer, é imprescindível o treinamento e o desenvolvimento destas pessoas.
Gente fazendo o que deve ser feito, da melhor forma possível, otimizando o tempo, informação e recursos materiais para entregar o melhor resultado possível do ponto de vista do cliente e da empresa.
Mudanças eficazes de comportamento também contribuem para melhorar o desempenho, promover a integração de equipes e aumentar a produtividade. E isso exige mudança de atitude e de postura por parte de cada profissional. Boa parte das dificuldades encontradas no ambiente de trabalho diz respeito ao relacionamento interpessoal e ao clima organizacional, entretanto apenas eventos pontuais como: palestras, seminários e workshops podem não levar aos resultados esperados, são considerados estímulos efêmeros, causam impacto, mas necessitam de continuidade. Para isso, faz-se necessário planejar e seguir as quatro etapas abaixo, de forma a garantir que os resultados esperados possam ser atingidos:
◦Levantamento de Necessidades (técnicas, de gestão de processos e comportamental);
◦Planejamento do Treinamento e Desenvolvimento;
◦Implementação e Execução;
◦Avaliação dos Resultados e Feedback;
Para as organizações visionárias, o treinamento não é mais visto como despesa, mas sim como um precioso investimento em ativos intangíveis. Uma simples compilação das capas das principais revistas e jornais de negócios do mundo retrata que temas como conhecimento, talentos, marcas, sustentabilidade, relacionamentos, inovação, tecnologia e governança corporativa passaram a ser cada vez mais importantes para as empresas. Isso se deu porque os ativos intangíveis passaram a representar uma parcela significante do valor das empresas (ou a diferença entre seu valor de mercado e seu valor contábil).
O conhecimento das pessoas, a experiência, a capacidade de solucionar problemas, promover melhorias e gerar inovação são os ativos intangíveis que mais agregam valor para uma organização.
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