English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Empresas são premiadas por ações de prevenção à AIDS no ambiente de trabalho

O Conselho Empresarial Nacional de Prevenção ao HIV/Aids (CENAIDS) homenagiou, os vencedores da 3ª edição do Prêmio Nacional CENAIDS no Mundo do Trabalho. A cerimônia foi realizado no auditório do Museu de Arte Moderna, em São Paulo (SP), e contou com a participação da diretora do Programa Nacional de DST e Aids, Mariângela Simão. O objetivo do concurso foi reconhecer, divulgar e valorizar ações de conscientização e combate à Aids desenvolvidas por empresas de todo o país.

Uma empresa de Maceió (AL), outra de Tubarão (SC) e duas de São Paulo foram as ganhadoras nas categorias micro, pequena, média e grande empresa. A cerimônia de entrega do prêmio marca o Dia Nacional de Prevenção ao HIV/Aids no Local de Trabalho, comemorado no dia 8 de outubro.

Segundo Murilo Moreira, presidente do CENAIDS, “a contribuição da iniciativa privada é fundamental para a redução da epidemia e melhoria das condições de saúde do trabalhador. Felizmente as empresas têm-se mostrado cada vez mais conscientes da importância de seu papel nesta questão”. O CENAIDS é formado por 17 grandes empresas/entidades reconhecidas nacionalmente pela atuação na prevenção da doença. Todas participaram da comissão julgadora dos casos inscritos para o prêmio.

Vencedoras

As empresas ganhadoras do concurso representam três regiões do país. São elas: ELM Marketing Editorial Médica LTDA (São Paulo – SP), na categoria microempresa; Ferrovia Tereza Cristina S/A (Tubarão - SC), na categoria pequena empresa; Limpel Limpeza Urbana LTDA (Maceió - AL), na categoria média empresa; e Produtos Roche Química e Farmacêutica S/A (São Paulo - SP), na categoria grande empresa.

Nesta edição, o Conselho criou o Troféu Prêmio Incentivo, dedicado a programas de prevenção recém lançados. A empresa vencedora foi Riclan Indústria de Alimentos S/A, de Rio Claro (SP).
Exemplo

Desde que o concurso foi criado, a capital alagoana é a cidade que mais teve empresas entre as vencedoras do Prêmio. O fato demonstra a postura vanguardista da iniciativa privada local em relação a um assunto de extrema importância para a saúde pública do país. Em 2005, o Hotel Costamar venceu na categoria micro empresa. Em 2006, foram duas as empresas premiadas: Makro Atacadista S/A (categoria pequena empresa) e Elimar Prestadora de Serviços Gerais LTDA (média empresa). Em 2007, Maceió inscreveu 11 trabalhos; com premiação para a Limpel Limpeza Urbana LTDA.

O Conselho Empresarial Nacional para Prevenção ao HIV/Aids (CENAIDS) foi criado em 1998 pelo Ministério da Saúde, com o incentivo do Programa das Nações Unidas para Prevenção e Controle da Aids (UNAIDS). A iniciativa é resultado da união de objetivos públicos e privados para promover e fortalecer a resposta à epidemia do HIV/Aids no local de trabalho. Por meio da sensibilização e mobilização do setor empresarial, é estimulado o exercício de sua responsabilidade social. Fazem parte do CENAIDS as seguintes empresas/ entidades: Almap BBDO, Natura, Avon, Nestlé, Bradesco, Philips, Colgate-Palmolive, Sesc/ Senac, Editora Abril, Sesi, Embraer, Sest/Senat, Grupo Severiano Ribeiro, Unilever, Itaú, Volkswagen e MTV Brasil.
Fonte: Minsitério da Saúde

Nenhum comentário: