English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

terça-feira, 23 de outubro de 2007

Surto de Diarréia de Causa Alimentar e Óbito por Doença Meningocócica em funcionários de Supermercado em São Paulo

Em 7/9/2007, a Central do Centro de Vigilância Epidemiológica, da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, recebeu a notificação de ocorrência de óbito de paciente internada no Hospital Benedito Montenegro, admitida em 6/9/07, com febre, cefaléia, tontura e vômitos, e de 9 casos com sintomas gastrintestinais, como vômitos, diarréia e cólicas abdominais, também atendidos no mesmo hospital, todos funcionários do Supermercado Nagumo, Mooca, São Paulo, onde faziam suas refeições durante o período de trabalho.

A investigação epidemiológica dos casos foi realizada por técnicos da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo – SES (Centro de Vigilância Epidemiológica - CVE e Instituto Adolfo Lutz - IAL) e da Secretaria Municipal de Saúde da Capital – SMS (Coordenação de Vigilância em Saúde – COVISA), sendo estes os resultados:

Em relação ao óbito:

1) O óbito apresentou evolução clínica compatível com doença meningocócica, confirmada laboratorialmente (Contra-imunoeletroforese CIEF em soro), tendo ainda outros exames laboratoriais que corroboram o diagnóstico, a saber: ensaio PCR em tempo real "multiplex" positivo para N. meningitidis, ensaio de PCR em tempo real positivo para N. meningitidis sorogrupo C. As medidas de prevenção e controle relativas à doença meningocócica foram devidamente efetivadas. Não houve registro de outros casos suspeitos de doença meningocócica entre os comunicantes.

2) Foram realizadas:
- investigação hospitalar do óbito;
- investigação domiciliar e no local de trabalho, com busca ativa de casos suspeitos
- investigação laboratorial com encaminhamento de material disponível para exames laboratoriais no Instituto Adolfo Lutz.

3) Dados clínicos e laboratoriais não permitem avaliar se este caso esteve ou não envolvido no surto de doença de transmissão alimentar, tanto pela apresentação clínica inicial do caso (semelhante em ambas as doenças) como pela ausência de amostras clínicas da paciente para análise específica de presença de toxina diarréica.


Em relação ao surto de diarréia:

1) Foram realizados testes laboratoriais de sangue, fezes e urina no Instituto Adolfo Lutz, para bactérias, vírus, parasitas e enterotoxinas, tendo sido identificadas as toxinas das bactérias Bacillus cereus e Clostridium perfringens nas amostras de fezes coletadas dos pacientes com diarréia, atendidos no Hospital Benedito Montenegro;

2) Foram entrevistadas 170 pessoas: funcionários e prestadores de serviços que fizeram refeições no refeitório do Supermercado Nagumo, no período de 3 a 7 de setembro de 2007, identificando-se ao todo, 39 pessoas que apresentaram diarréia, nos dias 5 a 8 de setembro de 2007;

3) Bacillus cereus e Clostridium perfringens são bactérias produtoras de esporos e formadoras de toxinas que causam diarréia, vômito e dores abdominais, transmitindo-se pela ingestão de alimentos preparados, deixados em temperatura ambiente por longo tempo, o que permite a multiplicação dos organismos;

4) A investigação epidemiológica realizada mostrou que o surto foi causado por diversos alimentos servidos entre dias 3 a 7 de setembro, constatando-se que os mesmos permaneciam expostos em temperatura ambiente sem a devida refrigeração ou aquecimento, por falta de equipamentos adequados na cozinha e no refeitório;

5) Inspeções sanitárias, medidas legais e de controle sanitário foram realizadas pela COVISA - SMS com vistas à readequação do refeitório e prevenção de novos surtos.


O Instituto Médico Legal está realizando exames do óbito investigado cujos resultados não estão incluídos neste relatório.

Nenhum comentário: