English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

quinta-feira, 8 de novembro de 2007

O sucesso só chega para quem sabe o que quer

"O homem faz de si a imagem de seus sonhos".
Helena Blavatsky
Tenho observado que a maioria das pessoas com as quais tenho contato não está feliz com suas vidas, queixam-se das frustrações de seus mais caros sonhos. Muitas pessoas se perguntam: Por que não consigo realizar meus sonhos? Por que não consigo ter sucesso pessoal e profissional?
Dotada de um temperamento introspectivo e observador por natureza, posso dizer com certa propriedade que passei grande parte de meu tempo observando a vida e as pessoas, mas apenas hoje tenho uma resposta clara e definitiva para algumas questões.
A vida sempre pareceu uma incógnita, aliás, em nossa juventude é assim que ela nos parece. Mas, quando atingimos certa maturidade, conseguimos torná-la mais arredondada, mais fluida e simples. Acredito que vale salientar a você que, muitas das situações que a vida nos apresenta, são muito simples, bem mais do que aparentam ser.
Quando somos jovens, não temos o mínimo controle sobre nossa ansiedade, pois não possuímos nenhuma consciência e domínio sobre nossos processos psicológicos. O que me parece muito prejudicial, porque para se conseguir alguma coisa nesta vida a primeira virtude que devemos desenvolver é a paciência. Sem essa qualidade humana, quase nada se constrói.
Mas não é somente essa a virtude que devemos desenvolver para conseguirmos o sucesso. Há outras que costumo citar constantemente em todos os meus trabalhos. Sem esforço, que é totalmente diferente de desejo, não chegamos a lugar algum. Costumo citar constantemente o desenvolvimento dessas virtudes, pois acredito verdadeiramente que fazem parte de nossas vidas os costumeiros obstáculos que enfrentamos em nosso dia-a-dia.
Lembre-se que as situações da vida costumam mudar constantemente, pois vida é movimento e a transitoriedade é característica inerente a ela. Se você faz parte de um grupo de pessoas que a cada obstáculo enfrentado desanima, ou pior, desiste do caminho escolhido, sinto muito dizer isso a você: será muito difícil alcançar o sucesso.
O primeiro passo que se deve dar em direção ao sucesso é ter bastante claro o objetivo que se quer atingir. Enquanto esse objetivo não estiver totalmente claro para você, não planeje nada. Medite profundamente sobre você e sua vida, pense, observe-se, ouça sua alma sem se preocupar com o que já tem construído e com aquilo que necessita imediatamente. Nenhum sucesso se faz imediatamente. Também não confunda sucesso com fama. A fama pode ser algo efêmero, o sucesso não é.
Olhe sinceramente para você e descubra, bem lá dentro de seu coração, o seu verdadeiro talento. Mas não esqueça de observar também qual a sua vocação. Você sabe qual a diferença entre talento e vocação? Talento está relacionado com as capacidades que você tem ou traz naturalmente; as habilidades inatas ou adquiridas por você. Já a vocação é um gosto natural, um pendor, uma capacidade de fazer algo com prazer por muito tempo. Muitas pessoas têm talento para certa coisa, mas não têm nenhuma vocação, ou seja, sabem fazer mas não conseguem por repetidas vezes. Descubra seu talento e sua vocação, esse é o primeiro passo.
O segundo passo é não se deixar levar pela procrastinação. Essa palavrinha difícil tem um significado bastante conhecido por muitos de nós. Procrastinar é deixar para depois, para amanhã, para a semana que vem.
Deixar para amanhã quer dizer adiar o seu sucesso. Decida-se a partir de já. Por que adiar sua realização, sua paz, sua alegria e felicidade? Deixar a vida nos levar só é interessante depois que terminamos o trabalho principal, ou seja, depois que conseguimos o suficiente para relaxarmos e dormirmos em paz.
Não estou falando de nada específico, pois o sucesso possui um significado diferente para cada um de nós. Pode ser dinheiro, trabalho, amor, saúde, tudo isso e nada disso também. Pode ser um estado de paz interior, aprender a meditar eficazmente, saber cozinhar como um chef, conhecer profundamente os dogmas de uma religião, enfim, cada um de nós tem um conceito diferente para o sucesso.
No entanto, seja qual for o significado que essa palavra tenha para você, o caminho para chegar até ele é o mesmo para todos nós. Decida-se agora, sem procrastinar. Escolha o melhor da vida, pois o universo é abundante em amor e generosidade. Ele só espera sua decisão e determinação, pois a escolha só depende de você.
(Eunice Ferrari)
Disciplina é o caminho para o sucesso
Quanto mais paro para refletir, mais me conscientizo da importância de cada um de nós nos preocuparmos com nossa verdadeira felicidade. Se cada um de nós conseguirmos trilhar um caminho de paz e realização, certamente o mundo refletirá em sua aura essa alegria e satisfação, que será de todos nós.
Hoje sabemos que a Terra é um grande organismo vivo e que toda vida em sua superfície é conectada entre si e, portanto, faz parte desse grande organismo. Conhecemos também algumas teorias importantes da nova física que nos habilitam a transformar uma série de sentimentos e pensamentos prejudiciais a nós.
E se quisermos realmente transformar nossas vidas devemos parar e pensar em tudo o que existe em nós que prejudica o andamento dessa transformação. Por exemplo: a igreja nos deixou alguns conceitos, que acabaram por se transformar em hábitos de comportamento.
Os conceitos da caridade e do egoísmo são apenas alguns dentre tantos outros. Você só consegue ser caridoso com seus irmãos se tiver aprendido a sê-lo consigo mesmo. Você somente será uma pessoa desprendida se souber amar-se antes de qualquer pessoa. Como você poderá ser caridoso com os outros se não sabe nem ao menos ser caridoso consigo mesmo?
O egoísta é aquele que não pensa nos outros, não aquele que pensa em si. Esse é um conceito errôneo, de abnegação e auto-sacrifício, que não deve mais fazer parte de nosso modo de funcionamento nesta nova era. Você deve pensar em você, em sua realização, no que lhe traz felicidade e alegria, pois se você não fizer isso, certamente ficará frustrado e infeliz, e dessa maneira nunca poderá dar-se com alegria.
Você quer transformar sua vida? Pois agora é o momento exato para começar. No entanto, existem muitas coisas a serem mudadas, a começar pela sua falta de atitude e determinação em direção a essa mudança. Por que você não resolve de uma vez por todas seguir em direção à sua felicidade?
Você deve observar-se atentamente, pois acredito que exista, bem dentro de você, um bichinho que sabota todos os seus sonhos, muitas vezes sabota até sua capacidade de sonhar. Sem a determinação à mudança, certamente nada acontecerá. Portanto o primeiro passo se chama atitude. Sem atitude você não transforma hábitos, nem pensamentos, nem sentimentos. E sem transformar os hábitos que prejudicam seu caminho, você não conseguirá atingir o sucesso.
Mas a jornada não para por aqui. É preciso ter disciplina. Infelizmente em nossa cultura, disciplina é sinônimo de sacrifício e punição. Mas também sem disciplina, não conseguiremos nada.
A disciplina deve estar presente em todas as atividades que necessitam de tempo para se desenvolverem. Uma pessoa que quer aprender a meditar precisa necessariamente desenvolver uma disciplina diária para que a meditação traga para ele seus efeitos mais benéficos.
O meditante deve começar desenvolvendo uma disciplina corporal, para aprender a postura correta para meditar. Sua coluna deve ficar ereta, no entanto sem tensão. Isso faz parte de um aprendizado que necessita do desenvolvimento da disciplina. Portanto, sempre que você quiser desenvolver algum talento, precisa impor-se alguma disciplina, caso contrário, não conseguirá chegar a lugar algum.
Se você desenvolver a determinação e a disciplina, certamente conseguirá atingir em qualquer área de sua vida o tão sonhado sucesso. Não há como não conseguir se você se propuser a isso e trabalhar nesse sentido. E quando você se sentir realizado em todas as áreas de sua vida, você criará em torno de si uma atmosfera de alegria e otimismo e poderá transmitir às pessoas ao seu redor a certeza de que podemos conseguir atingir as metas que determinarmos para nós.
(Eunice Ferrari)
Há um lugar sagrado dentro de você
Insisto em dizer que vivemos um momento especial de nossa humanidade. O momento da conscientização de que somos, antes de qualquer coisa, seres espirituais. Por mais voltada que nossa sociedade esteja voltada à aquisição de matéria, afirmo que cada um de nós busca incansavelmente essa porção espiritual que vive dentro de nós e tenta desesperadamente fazer parte de nossas vidas, de nosso dia-a-dia.
Somos seres espirituais, todos temos potencialidades espirituais. Todos nós, de uma forma ou de outra, já pudemos viver a experiência de Deus. De nada importa qual o rosto de seu Deus, o que importa é a experiência de Deus dentro de você. Todos, de uma forma ou de outra, já experimentaram a força do "invisível" em suas vidas.
Participamos da divindade a cada dia que passa, quando abraçamos nossos filhos ou fazemos amor com nosso companheiro. Quando olhamos para o céu e sentimos em um olhar a eternidade, quando sentimos o perfume da natureza ou simplesmente quando nos entregamos à preguiça merecida de um dia de sol em um final de semana.
O que sentimos nesses momentos faz parte do verdadeiro sentido da vida. É nesses momentos de entrega que podemos sentir a energia de Deus atuando em nossas vidas. Deus é a própria energia que emana quando sentimos um conforto imensurável e impossível de colocar em palavras. Essa é a experiência de Deus, da eternidade de Deus. E é dessa experiência que brota a certeza de sua existência; é dessa fonte que nasce e se perpetua a fé.
Sem a experiência de Deus, a fé se reduz a um conceito racional, que nasce a partir de leis e regras impostas e criadas pelo homem e não de nossa alma. A verdadeira energia da vida está na experiência do estar e sentir-se vivo. Nesse momento somos um com todo o Universo, com todos os humanos, animais, plantas, o Planeta e tudo o que é vivo.
Quando vivemos a experiência de Deus a vida adquire um novo sentido. Aprendemos desde crianças que Deus é um homem velho de barbas longas, que nos observa atentamente esperando um tropeço para nos punir. Infelizmente ainda há muito dessa imagem de Deus no inconsciente coletivo da humanidade. Mas isso está mudando. E cada vez mais Deus será vivido e experimentado diariamente, em nosso trabalho, em nossos relacionamentos e em nossas aquisições materiais. Nossa sociedade aprendeu que espírito e matéria são coisas opostas e antagônicas, que nunca podem conciliar-se.
É chegado o momento de unir toda energia necessária ao nosso crescimento e saber que todo Universo conspira a nosso favor. Isso tudo faz parte de um grande plano divino. O crescimento e a evolução de toda uma raça em direção à luz maior, que é o Deus em nossos corações e no coração de cada centelha de vida deste Universo.
Se você ainda não percebeu que existe um lugar sagrado dentro de você, é porque ainda não parou para ouvir o silêncio em seu coração. E minha proposta a você é que pare agora. É que a partir deste momento você comece a olhar para sua vida e para a vida de tudo e todos à sua volta e perceba o sagrado dentro de cada ser.
Medite, contemple, sinta o perfume das flores, de seus filhos, sua mulher ou marido. Ouça a música inaudível que toca sem parar no coração dos que você ama. Olhe para cada pessoa que se aproxima de você como um ser especial que busca a mesma coisa que você: o sagrado dentro de si.
Somente quando puder sentir e enxergar além do que nossos sentidos limitados sentem quando imersos na loucura que criamos em nossas vidas você saberá que este é o maior momento que nós, seres humanos, já experimentamos em toda nossa história.
(Eunice Ferrari)

Nenhum comentário: