English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Acidente em marmoraria mata dois funcionários

Cinquenta placas de mármore e granito, de aproximadamente 300 kg cada, caíram sobre dois funcionários de uma marmoraria de Belo Horizonte no ultimo dia 10. As vítimas morreram na hora, esmagadas por cerca de 15 toneladas de pedras. O incidente aconteceu por volta das 14h, no bairro Juliana, em Venda Nova. Segundo o sargento Jaelson Gomes Falcão, do 13º Batalhão da Polícia Militar, Ronaldo Cândido dos Santos, 46, e Sebastião Rodrigues, 50, carregavam um caminhão quando a estrutura que sustentava as placas cedeu e pedras caíram. Os corpos de Santos e Rodrigues ficaram presos entre os mármores e granitos e a lateral do veículo. Conforme o dono da marmoraria, Hélio dos Anjos, 52, outros dois funcionários também carregavam o caminhão no momento do acidente. Porém, como pegavam as placas pela lateral, eles conseguiram correr e não foram atingidos. Após o incidente, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e o Corpo de Bombeiros foram acionados. No entanto, quando chegaram ao local, os dois operários já estavam mortos.
Os bombeiros trabalharam com ajuda de uma pá escavadeira para retirar os corpos do meio das pedras. De acordo com o capitão Cristiano Magalhães, do 33º Batalhão de Bombeiros, várias irregularidades foram encontradas na empresa. Entre elas, o estado de conservação do suporte que sustentava as placas. "O equipamento estava deteriorado. Não apresentava qualquer condição de sustentar o peso das pedras", disse. Além do estado precário do suporte, Magalhães afirmou que a marmoraria não tinha um projeto de prevenção de incêndio e também estava com os fios das instalações elétricas expostos. Segundo o bombeiro, a empresa será notificada. Auditores fiscais da Superintendência Regional do Trabalho de Minas Gerais também estiveram na marmoraria. Eles irão apurar as circunstâncias da tragédia. Caso confirmem qualquer irregularidade, a empresa poderá ser autuada ou mesmo interditada.
Fonte: O TEMPO

Um comentário:

Anônimo disse...

Vemos que essa empresa está totalmente irregularizada,equipamentos não adequados aos funcionários,uma carga muito pesada para um equipamento em desobstrução,é falta de responsabilidade e cumprimento para com a CLT e leis da segurança do trabalho.São essas irresponsabilidades diárias que vemos nas empresas por todo o mundo qu ecolocam a vida de funcionários em risco levando as vezes a morte como foi o caso desses dois [homens-pais de família],eu acho que a lei trabalhista deveria ser muito mais rigorosa e zelar pela vida de pessoas que ajudam no crescimento do País,pois ainda deixam muito a desejar,não é apenas acrescentar a lei na CLT ou na Convenção do Trabalho fiscais deveriam visitar com frequência empresas de grande,médio e pequeno porte.