English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Funcionário morre atropelado por veículo auxiliar em estação do metrô

O Sindicato dos Metroviários do Rio de Janeiro informou que um trabalhador terceirizado morreu na madrugada da ultuma quinta-feira (19), após ser atropelado por um veículo auxiliar, entre as estações de Maria de Graça e Del Castilho, na linha 2.
O sindicato afirmou também que a morte aconteceu às 2h50, após Nelson de Almeida Rodriguez, ex-metroviário, sofrer um corte na perna. Ele foi levado para o Hospital Souza Aguiar, mas não resistiu. O veículo que atropelou o trabalhador roda sobre trihos carregando vagões de ferramentas.
De acordo com a entidade, este já é o segundo óbito ocorrido com trabalhadores de manutenção de via na Concessão Metroviária, em virtude de não se obedecerem às normas operacionais de segurança, que não são cumpridas pela concessionária sob o argumento de que o mais importante é a "agilização" dos serviços.
Em nota assinada pelo diretor de comunicação do sindicato, Antonio Luis, o órgão diz ainda que o acidente foi fruto de uma série de descumprimento de normas operacionais por parte do Metrô Rio.
"O número insuficiente de funcionários somado ao acúmulo de tarefas é, na verdade, o grande motivo para incidentes recorrentes, cuja quantidade não se pode mensurar. Essa é a visão de uma concessionária que só pensa nos seus números e não dá o menor valor a seus "colaboradores", nem mesmo às suas vidas", diz o comunicado.
"A empresa demitiu muita gente e contratou terceirizados. Muitos deles são ex-metroviários que são recontratados", afirmou o sindicato.
Confira nota de esclarecimento do Metrô
O Metrô Rio lamenta o ocorrido e informa que está prestando toda a assistência à família do funcionário. A empresa esclarece que o acidente ocorreu enquanto o empregado realizava serviço de modernização de iluminação do túnel entre as estações de Del Castilho e Maria da Graça .
O Metrô Rio ressalta que só contrata prestadoras de serviço com registro no CREA e cumpre rígidas normas operacionais de segurança. Todos os colaboradores e funcionários terceirizados passam por treinamento de prevenção de acidentes antes de executar qualquer serviço no sistema. Desde que a concessionária assumiu a operação das Linhas 1 e 2, em 1998, este é o segundo acidente fatal registrado, sendo o primeiro há nove anos.
Fonte: O Dia On Line

Nenhum comentário: