English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Bombeiros alertam para perigos em casa

Muitos são os acidentes decorrentes do pouco conhecimento dos perigos existentes quando numa residência, pessoas leigas fazem uso de fios, cabos, tomadas e extensões.

Visando melhor orientação e prevenindo incêndios ou até acidentes fatais, o Corpo de Bombeiros do Estado de Pernambuco faz as seguintes recomendações :

* É sempre bom que seja constantemente conferido se nos aparelhos de uso doméstico existem fios desgastados, tomadas quebradas, e se todas as ligações estão devidamente isoladas para que sejam evitados choques, circuitos ou até mesmo incêndios de pequena ou grande proporção;
* Jamais aproxime cabos e extensões do fogo ou calor, nem deixe que dobrem ou torçam;
* Sobrecarregar as tomadas é também outro grande perigo dentro de uma residência;
* Se for usar ferramentas com cabos removíveis, é bom não esquecer de conectar primeiro o cabo no aparelho e depois na tomada. Para desconectar utilizar sempre o inverso.

Os bombeiros também recomendam principalmente donas de casa, que ao desligar uma tomada, puxe sempre pelo plug, e nunca pelo fio, pois esse gesto pode acarretar problemas de choques até de caráter mortal.
Finalizando essas recomendações, os bombeiros alertam para o grande perigo que existe se por acaso um aparelho elétrico cair dentro d’água . Não tentar jamais retira-lo do local sem antes desligá-lo da tomada .

E em caso de início de incêndio em qualquer local de uma residência e mantenha a calma e ligue imediatamente para o número 193, urgência do Corpo de Bombeiros.

Fonte: CBMPE

Nenhum comentário: