English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Equipes da CETESB atendem emergência química na cidade de São José dos Campos.

Equipes da Agência Ambiental de São José dos Campos e do Setor de Operações de Emergência da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo - CETESB foram acionadas, em 20 de janeiro, por volta das 7h, em virtude de um acidente envolvendo uma carreta que transportava produto químico perigoso.

O fato ocorreu na Rodovia Presidente Dutra, no Km 149, pista sul, sentido São Paulo, no trecho da cidade de São José dos Campos, e envolveu dois caminhões, sendo que um deles, pertencente à Transportadora Cavalinho, carregava aproximadamente 28.000 litros de Acrilato de Butila.
A carga, que tinha como procedência a fabrica da BASF, na cidade de Guaratinguetá, e como destino a cidade de Mauá, na Grande São Paulo, vazou totalmente, atingindo as áreas laterais da pista, a galeria de águas pluviais e o córrego Lavapés, que corta a região central da cidade.
No momento as equipes da CETESB estão trabalhando na absorção do produto com a colocação de barreiras no córrego e a sucção, através de bomba, nas canaletas da galeria de águas.
O Acrilato de Butila é um produto tóxico, líquido, inflamável, irritante para pele, olhos e vias respiratórias. Em função do odor exalado várias reclamações de moradores locais foram registradas na Agência Ambiental da CETESB na cidade de São José dos Campos.
No local, além das equipes da CETESB, encontra-se o grupo de emergência da BASF, bombeiros, defesa civil, vigilância sanitária, bem como uma equipe de emergência da Petrobras.
Até o presente momento, em função dos trabalhos emergências, não foi possível dimensionar a extensão do dano ambiental causado pelo acidente.
Fonte: CETESB

Nenhum comentário: