English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

terça-feira, 9 de março de 2010

Falhas na instalação e manutenção dos botijões são a causa de 99% dos acidentes com gás de cozinha no País.

Estudo do Sindigás (Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Gás Liquefeito de Petróleo) aponta que 99% dos acidentes com gás de cozinha (GLP) são causados por instalação mal feita e manutenção inadequada do botijão. Presidente da entidade, Sergio Bandeira de Mello orienta: “Para evitar problemas, o consumidor deve comprar gás somente nos pontos de venda autorizados”.
A verificação do equipamento pode ser feita pelo próprio entregador credenciado, que recebe treinamento para instalar corretamente e avaliar válvula e mangueira. “Também é necessário observar a validade da mangueira e do regulador, que devem ter o selo do Inmetro”, afirma o presidente do sindicato. A mangueira e o regulador têm validade de cinco anos, pois o gás provoca ressecamento dos equipamentos, o que exige a troca periódica.

O armazenamento do botijão de cozinha também requer cuidados especiais. É necessário que seja guardado num ponto ventilado para que, em caso de vazamento, o gás não fique concentrado no local e não ofereça risco de explosão ou asfixia. Segundo Bandeira de Mello, não há problema em guardar botijão fora de casa.
Dados do Sindigás mostram que de 360 milhões de vasilhames vendidos no País por ano, os incidentes com vazamento chegam perto de 7 mil. Ele diz que acidentes graves são raros. Segundo o Corpo de Bombeiros, durante o mês de janeiro foram atendidas 63 solicitações e 74 em fevereiro, até agora, por vazamento de gás.
Coronel bombeiro Jadyr de São Sabbas Silva afirma que é muito comum bombeiros lidarem com vazamentos causados por instalação mal feita e manutenção inadequada. “É um descuido das pessoas”, conta.
Segundo o coronel, em caso de escapamento os bombeiros devem ser acionados para evitar acidentes e diminuir o perigo. “O importante é não causar nenhuma centelha. Qualquer fagulha pode incendiar o gás que vazou”, alerta. O oficial aconselha não acender luzes, usar isqueiros, fósforos ou aparelhos eletrônicos.

Botijão de 13 kg é seguro, diz bombeiro

O coronel bombeiro Jadyr de São Sabbas Silva explica que o botijão de 13 kg é seguro e não explode. “Tanto o de 13 kg quanto o de 45 kg, mais usado em restaurantes, possuem válvula para liberar o gás em caso de risco de explosão”, afirma.
Para que o vazamento não cause problemas, o botijão deve estar em local com boa ventilação. O coronel aconselha: “Nossa orientação é para que as pessoas verifiquem as bocas do fogão e fechem a válvula do botijão de gás quando terminarem de preparar os alimentos. São ações preventivas e necessárias”.
Na hora da instalação não é aconselhável usar ferramentas. O regulador do botijão deve ser apertado apenas com a força das mãos. Para verificar vazamentos, a melhor maneira continua sendo usar espuma de sabão na válvula e observar o surgimento de bolhas. Em caso de dúvida, o entregador legalizado pode fazer a instalação.
Fonte: O Dia On-line

Nenhum comentário: