English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

quarta-feira, 10 de março de 2010

Vacinação contra gripe A prioriza profissionais de saúde.

A campanha de vacinação contra a gripe H1N1 iniciou em 8 de março, priorizando indígenas e profissionais de saúde por estarem mais suscetíveis à contaminação. O lançamento da campanha ocorreu no Coren (Conselho Regional de Enfermagem) em São Paulo/SP. "Estamos felizes em participar do lançamento. Cada um deve abraçar essa campanha e levar aos seus pares. É importante que os profissionais de saúde sejam imunizados", diz a vice-presidente do Coren, Cleide Canavezi.
Segundo informações do Ministério da Saúde, estima-se que 1.915.000 trabalhadores de serviços de saúde sejam vacinados. Cada estado, em parceria com os municípios, é responsável por determinar como a vacina chegará a essa população (incluindo os trabalhadores da rede privada envolvidos diretamente no atendimento dos casos suspeitos da nova gripe), bem como os locais e horários de vacinação. Deverão ser vacinados, nessa fase inicial, médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, recepcionistas, pessoal de limpeza e segurança, motoristas de ambulância, equipes de laboratório e profissionais que atuam em investigação epidemiológica. A vacinação dos profissionais de saúde ocorrerá no próprio local de trabalho.

Mário Bonciani, do Nepes (Núcleo de Estudos, Pesquisas e Ensino sobre Segurança e Saúde do Trabalhador em Serviços de Saúde), destacou a importância do envolvimento dos sindicatos de trabalhadores e empregadores na campanha para vacinar os profissionais de saúde. Outro ponto positivo foi a adesão de hospitais particulares assim como de universidades como a USP e a Unifesp. O Nepes buscou envolver todos os atores na campanha. "Estamos conscientizando os profissionais de saúde e foralecendo as ações não governamentais", diz Bonciani. Foram feitos cartazes e panfletos promovendo a campanha de vacinação contra a Gripe A (H1N1), distribuídos em estabelecimentos de saúde. Os sites das entidades profissionais e de empregadores também estão sendo utilizados para fortalecer a ação.
Em cada uma das etapas da vacinação, os pontos de vacinação serão definidos pelas Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde. As vacinas serão distribuídas pelo Ministério da Saúde ao longo do período de campanha, de acordo com cada etapa. Por isso, é importante que a população compareça aos postos de vacinação na data estabelecida para o grupo ao qual pertence. Ao todo, o Ministério da Saúde adquiriu 113 milhões de doses para vacinar 91 milhões de pessoas contra a gripe pandêmica. A meta é imunizar pelo menos 80% desse público-alvo.

Outras informações sobre as demais etapas da vacinação: clique aqui.
Fonte: Revista Proteção

Nenhum comentário: