English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

sexta-feira, 19 de março de 2010

Trabalhadores domésticos também têm direitos em caso de acidentes.

Saiba o que a dona de casa e empregados devem saber para evitar acidentes dentro de residências. E quais são os direitos dos trabalhadores domésticos em caso de acidentes.

Faxineiras e empregadas se dependuram em janelas sem equipamento de proteção. Um engenheiro de segurança do trabalho explica que não é preciso se arriscar.

“Nunca sentar no peitoril da janela e fazer a limpeza com o corpo do lado de fora. Sempre com um rodo e um pano e procure fazer a limpeza pelo lado de dentro”, diz Jaques Sherique, engenheiro de segurança do trabalho.

E na cozinha, atenção redobrada. “No fogão evite que os cabos das panelas fiquem pra fora, pois existe o risco de alguém encostar no cabo e o liquido ou a comida cair”, orienta.

Como numa empresa, patrões têm por obrigação zelar pela segurança dos empregados domésticos. Mas em caso de acidente você sabe quais são os deveres dos empregadores e direitos das domésticas? Pagar o INSS em dia evita dor de cabeças para ambos os lados.

“Se houver um acidente de trabalho, fica tranqüilo aquele empregador e a empregada, que ficar afastado por auxílio doença. Ele vai receber durante aquele período o salário normalmente. Quem contrata uma diarista, que solicite a ela mensalmente a comprovação que ela contribui para a previdência, porque se ela tiver um acidente, também terá os benefícios”, explica Mário Avelino, presidente do Instituto Doméstica Legal.

Marlini se acidentou 30 anos atrás. “A máquina de lavar caiu em cima de mim e o patrão não fez nada”. Agora a doméstica conhece os seus direitos e está com a documentação em dia. “Se eu me acidentar a partir de agora, vou correr atrás”, afirma Marlini de Oliveira, doméstica.

O Ministério do Trabalho e Emprego orienta e informa através de uma cartilha os direitos e deveres dos trabalhadores domésticos também em casos de acidentes no trabalho. Acesse o link abaixo:

Nenhum comentário: