English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Infecções respiratórias matam 4,25 milhões por ano, diz estudo.

Infecções respiratórias como a gripe e outras causas de pneumonia matam 4,25 milhões de pessoas por ano, sendo muitas delas crianças, segundo um estudo divulgado nesta terça-feira (9).

Essas infecções representam 6% de todas as mortes no planeta, segundo o Atlas das Infecções Respiratórias Agudas, lançado pela Fundação Mundial do Pulmão.

“Sabemos que pelo menos 4 milhões de pessoas morrem de infecções respiratórias agudas, mas a comunidade sanitária global nem mesmo as reconhece como um grupo distinto de doenças”, disse Peter Baldini, executivo-chefe da fundação.

“Com recursos relativamente modestos, há meios disponíveis para salvar milhões de vidas. Simplesmente precisamos de compromissos, políticas sensatas e investimentos estratégicos”, acrescentou ele em nota.

O estudo, disponível em resumo no site do Atlas, mostra que as pessoas nos países mais pobres têm uma propensão bem maior a morrer dessas infecções. A mortalidade por pneumonia é 215 vezes maior em países de baixa renda do que nos países de alta renda, por exemplo.

Essa doença causa 20% das mortes de crianças no mundo, ou 1,6 milhão em 2008 – mais do que o dobro das 732 mil mortes causadas na infância pela malária, e muito mais do que as 200 mil mortes de crianças por Aids.

Há 156 milhões de novos casos por ano, sendo 97% nos países em desenvolvimento.
Fonte: G1

Um comentário:

Caio Mendes disse...

Ainda mais no tempo de Brasília, é preciso se cuidar.