English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

quarta-feira, 11 de junho de 2008

Procedimentos auxiliam para que o programa de prevenção em prensas seja eficaz

Nos últimos anos, muito temos ouvido falar em segurança de máquinas. Muitas empresas estão criando programas de adequação e instalação de dispositivos de segurança tendo um foco especial as prensas e similares, pelo grau de periculosidade que o trabalho com estas máquinas oferece. Mas observamos que máquinas fora do contexto das indústrias, também precisam ser adequadas, tais como: máquinas de panificação (cilindros, batedeiras, masseiras e modeladoras), máquinas de açougue (moedores de carne, amaciadores de bife), máquinas de friambreria (fatiadores de frios, ralador de queijo).
Na indústria, surgiram programas como o PPRPS e a NT 16, com um objetivo fundamental: reduzir o grande número de acidentes com mutilações e amputações. Criando soluções que eliminem o risco de acidente e que atenda às normas de segurança.
Um bom programa de adequação de segurança em uma empresa deve observar os seguintes itens: análise de risco, definição do projeto e dos melhores dispositivos a serem instalados, instalação correta dos dispositivos projetados (ex.: grades, chaves de segurança, cortina de luz, relés, bi-manual, pedais, calços, etc.), treinamento de todos os envolvidos, manutenção eficiente, comprometimento e conscientização da importância dos dispositivos instalados e procedimentos seguros.
Autor: Vladimir Kuse
Fonte: proteção.com.br

Nenhum comentário: