English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

quarta-feira, 25 de junho de 2008

Sujeiras em teclados podem gerar riscos no trabalho

Na era tecnológica, uma estatística preocupa. De acordo com pesquisa realizada pela revista londrina Which? Computing, teclados de computador podem ser até cinco vezes mais sujos do que assentos sanitários, o que coloca seus usuários em risco potencial de adoecerem. Os pesquisadores analisaram 30 teclados dos escritórios da própria revista e detectaram a presença de bactérias capazes de causar de diarréia a intoxicações alimentares.
Foram encontrados, inclusive, a Escherichia coli, que pode causar gastroenterite e infecções das vias urinárias, o Staphylococcus aureus, ligado a diferentes tipos de infecção, e enterobactérias, que podem causar envenenamento. No caso extremo do teclado que estava cinco vezes mais sujo do que um assento sanitário, ou seja, com o número de bactérias 150 vezes superior ao limite aceitável, um microbiologista recomendou a remoção do equipamento.
Entre as possíveis causas desse alto índice de contaminação, está a falta de higiene pessoal. A pesquisa aponta que a freqüência de limpeza dos teclados varia amplamente. Cerca de 10% dos usuários afirmaram que nunca limparam o equipamento e quase 50% disse realizar o procedimento menos de uma vez por mês. Outros 20% admitiram nunca terem limpado também o mouse.
Para ajudar na prevenção desse quadro, a revista divulgou dicas para a limpeza do teclado.
- Desligue o computador e desconecte-o da tomada;
- Esfregue com um pano macio, livre de poeiras, as superfícies;
- Retire qualquer sujeira/poeira ou restos de comida e desinfete com álcool.
Estimulada com o resultado da pesquisa, a Folha Online fez uma enquete com seus leitores e dos quase 20 mil internautas que responderam ao questionário sobre limpeza do teclado, a maioria disse não limpar seu periférico.
Fonte: ANAMT

Nenhum comentário: