English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Bombeiros de Goiás dão dicas de segurança para evitar acidentes em elevadores.

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO) atendeu 10 ocorrências de pessoas presas em elevadores no dia 2 de setembro, durante o apagão que afetou 57% da população goiana em vários municípios. Em Goiânia, cerca de 20 pessoas viveram a experiência e a angústia de esperar por socorro dentro de elevadores parados. Os bombeiros orientam que é importante manter a calma e não tentar sair do elevador sem ajuda especializada.

Normalmente, as portas possuem sistema de segurança que só permitem a abertura depois que o equipamento parar. No entanto, um defeito ou problema elétrico pode liberar a porta, fazendo com que um usuário distraído caia no fosso. Se o elevador parar entre dois andares, os ocupantes devem aguardar socorro.

De acordo com o Tenente Coronel Martiniano Gondim de Sousa, os elevadores são ventilados e não há risco de asfixia. "Forçar a porta é muito arriscado, pois o equipamento pode voltar a funcionar e machucar a pessoa", explica. Coronel Gondim esclareceu que, se a pessoa presa tiver celular deve ligar para a portaria do prédio ou acionar o telefone de emergência 193 dos bombeiros. Do contrário, deve acionar o botão de alarme do elevador, pois, as portarias dos prédios devem ter a chave especial que abre as portas.

Quando os bombeiros atendem casos de pessoas que ficam presas, a primeira providencia é desligar a energia elétrica do prédio. Isso evita que o equipamento volte a funcionar bruscamente em meio ao resgate. Com o corte de energia, o elevador é descido mecanicamente. A manutenção dos elevadores é responsabilidade dos condomínios.

Abaixo algumas dicas de segurança do Corpo de Bombeiros para acidentes com elevador.

Em caso de ficar preso no elevador é importante:
* Manter a calma, pois o perigo não é iminente;
* Acionar o botão de alarme e/ou utilizar o interfone para pedir ajuda;
* Solicitar que chamem o zelador e, se necessário, a empresa conservadora e o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás pelo telefone 193;
* Não force as portas nem tente sair por conta própria
* Se o elevador parar entre andares e a porta abrir, não tente sair pela abertura. O elevador pode voltar a funcionar no momento em que você estiver saindo. Aguarde a sua estabilização.
* Certifique-se que o elevador está no mesmo andar que você

O que você não deve fazer
* Puxar a porta do pavimento sem a presença da cabine no andar.
* Apressar o fechamento das portas.
* Apertar várias vezes o botão de chamada.
* Chamar vários elevadores ao mesmo tempo.
* Fumar dentro do elevador.
* Movimentos bruscos dentro do elevador.
* Lotar o elevador com o peso acima do permitido.
* Bloquear o fechamento das portas com objetos.

Crianças
O elevador não é lugar de brincadeiras, portanto oriente as crianças para:
* Não acionar os botões desnecessariamente;
* Não dar pulos ou fazer movimentos bruscos dentro da cabine;
* Nunca colocar as mãos na porta;
* Não entrar primeiro no elevador, assim que a porta se abre.

Evite que elas usem o elevador sozinhas.

Exija da empresa de conservação que o acesso à porta do elevador seja bloqueado quando ele estiver em reparos ou revisão técnica.

Nunca se afobe ao tomar o elevador
* Quando a porta do elevador abrir, preste atenção. Antes de entrar, verifique que a cabine do elevador está no andar. Falhas mecânicas permitem, às vezes, que a porta abra sem a presença do elevador, o que já provocou muitos acidentes fatais.
* Entre no elevador e saia dele devagar, para evitar colisão com outros usuários. Não tente entrar no elevador enquanto os ocupantes estiverem saindo.
* Ao entrar no elevador e ao sair dele, cuidado para não tropeçar nos degraus que se formam quando ele pára desnivelado com o pavimento.

Incêndio
Em caso de incêndio, não utilize os elevadores. O abandono do edifício deve ser feito pelas escadas, obedecendo ao plano de abandono.

Fonte: CBMGO

Nenhum comentário: