English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Empilhadeira de 3,5 toneladas esmaga operário na Asa Norte.

Um operário foi esmagado por uma empilhadeira de aproximadamente 3,5 toneladas na manhã desta segunda-feira (9/11). O acidente ocorreu por volta das 11h30, no lote 680 da quadra 01 do Setor de Armazenagem e Abastecimento Norte (SAAN), em uma obra da empresa Dival Engenharia, que estava sendo feita pela Empilhadeira Santana. Afonso de Oliveira, 28 anos, morreu no local. Segundo o delegado-chefe da DP 2ª (Asa Norte), Antônio Romeiro, o operário estava consertando uma empilhadeira e para isso ergueu a máquina com a ajuda de um macaco, que não aguentou o peso e caiu em cima de Afonso.
De acordo com o delegado Romeiro, o inquérito para apurar o acidente já foi instalado, e vai verificar se houve negligência por parte de algum funcionário com cargo superior ou se o equipamento era adequado para realizar o trabalho. Se for comprovado que sim, o responsável será indiciado por homicídio culposo. Procurada pelo CorreioBraziliense.com.br a Empilhadeira Santana não quis se pronunciar.
Canteiro de obras
Os acidentes em obras têm se tornado frequentes, principalmente em Águas Claras, cidade considerada o maior canteiro de obras do país. Mesmo com a fiscalização, algumas empresas deixam de fornecer equipamento obrigatório de segurança aos trabalhadores. Capacete, luvas, botas e aparelho auricular em construções onde o barulho for constante são indispensáveis para a segurança e a saúde daqueles que, todos os dias, fazem a mesma atividade. Somente nos cinco primeiros meses deste ano, 493 casos de acidentes de trabalho foram registrados no Distrito Federal. O número corresponde a 36% do total de registros de 2008. Os dados são do Centro de Referência de Saúde do Trabalhador, da Secretaria de Saúde. Em 2007, 39 acidentes em obras foram registrados em diversas regiões administrativas, que resultaram em 17 mortes.
Memória
3 de fevereiro de 2009
Em Ceilândia, Marcelo Pereira de Brito, 28 anos, estava soldando a cobertura de uma quadra de esportes quando tomou um choque e caiu. Ele morreu instantes depois. No mesmo dia, Ricardo Xavier de Oliveira, 22 anos, não resistiu aos ferimentos causados por uma máquina de misturar cimento. O acidente ocorreu no Setor de Indústria e Abastecimento.
19 de maio de 2009
Um operário teve o braço esquerdo decepado por uma máquina enquanto trabalhava em uma obra do hotel Manhattan Plaza, no Setor Hoteleiro Norte. José Macelino Barros, 36 anos, foi levado por policiais militares ao Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF). O operário trabalhava na substituição do revestimento externo das varandas do hotel e nos pilares das fachadas.
24 de junho de 2009
As obras no Palácio do Planalto, na Esplanada dos Ministérios, tiveram de ser interrompidas devido a um acidente com um operário da construtora Porto Belo, responsável pela reforma do prédio de quatro andares onde está localizado o gabinete do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A parede do segundo pavimento do prédio, um andar abaixo da sala de Lula, desabou sobre o funcionário. Ele recebeu os primeiros socorros dos colegas, enquanto o Corpo de Bombeiros não chegava. Nivaldo Rosa da Silva, 50 anos, foi levado para o Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF) consciente e na maca do Corpo de Bombeiros. O operário teve um corte na cabeça e uma fratura exposta na perna direita.
22 de setembro de 2009
Um engenheiro civil morreu soterrado pela obra a qual era responsável, em Águas Claras. O acidente ocorreu na Rua das Filgueiras. Pedro Lima de Menezes, 54 anos, supervisionava a concretagem da laje do prédio quando a estrutura desabou. Na hora do acidente, 20 operários trabalhavam no local e cinco deles ficaram feridos. Eles foram levados ao Hospital de Base com ferimentos pelo corpo.
24 de outubro de 2009
Um operário de 38 anos sobreviveu após despencar de uma altura de aproximadamente 20 metros, o equivalente a um prédio de sete andares, na Rua 24 Norte da Avenida Araucárias, em Águas Claras. Ele foi levado pelos bombeiros de helicóptero ao Hospital de Base de Brasília (HBDF), com fratura na perna esquerda e dores na coluna.
Fonte: Correio Braziliense

Nenhum comentário: