English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Natal - Instalação natalina exige cuidados, diz a CEA.

A Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA) orienta sobre prevenção de acidentes ocasionados por incompatibilidade na instalação de decorações natalinas. A prática anunciando o fim de ano pode custar caro se não forem tomadas as medidas necessárias quanto à qualidade nos produtos utilizados em residências e pontos comerciais.

O chefe da Seção de Segurança e Medicina no Trabalho (Sest) da CEA, Lourival Augusto Dias Filho, recomenda que no momento da compra dos equipamentos o consumidor verifique a procedência dos objetos que usam energia elétrica, principalmente os cordões de luzes e pisca-piscas, os mais utilizados.

A má conexão elétrica e o aquecimento na fiação são os maiores causadores de incêndio, diz o engenheiro eletricista. “Para evitar, deve-se observar o pino e a tomada, ambos não podem possuir folga. Isso evita que os fios derretam ou provoquem o efeito Joule, lei física que expressa a relação entre o calor gerado e a corrente elétrica que percorre um condutor em determinado tempo, os conhecidos curtos-circuitos”, explica.

Para que isso não aconteça, Lourival orienta que se verifique a capacidade e a resistência dos condutores para que estejam compatíveis com a carga elétrica requerida.

Segundo ele, como prevenção de choques elétricos, os cuidados devem ser dobrados nas decorações instaladas em ambientes externos. A dica é comprar equipamentos exclusivamente fabricados para esta finalidade. “Geralmente as pessoas deixam esses equipamentos ligados por muito tempo, causando aquecimento, seguido de acidente”, disse o chefe da Sest.

Lourival, engenheiro eletricista e especialista em perícia em incêndio pelo Corpo de Bombeiros de Brasília, garantiu que 70% dos acidentes domésticos são causados por negligência humana. Em outros casos, o ventilador e a vela são os vilões nas ocorrências de curtos-circuitos.

Ele disse ainda que em casos de curtos-circuitos a recomendação é que seja eliminada a utilização de água na tentativa de acabar com o incêndio. O ideal é recorrer ao extintor, com carga de pó (BC- CO2) para evitar maiores prejuízos.

Essas orientações são necessárias para evitar incêndios como o ocorrido na manhã desta quinta-feira, 15, no centro comercial de Macapá. Informações extra-oficiais, de comerciantes próximos à loja incendiada, dizem que o fogo começou devido a um curto-circuito na decoração natalina, instalada na vitrine do estabelecimento. O fogo tomou proporções maiores após contato com as confecções.

A queda de energia elétrica, cogitada como uma das possibilidades causadoras do incidente, foi descartada por Francisco de Carvalho Cardoso, supervisor do Centro de Operação de Distribuição da CEA (COD). Ele garantiu que não houve registro no sistema de ocorrência de queda de energia nesse horário, e que a energia somente foi desligada durante o incêndio, após solicitação do Corpo de Bombeiros.

A diretoria executiva da CEA solicita que todos tenham cautela e atenção nas festas de fim de ano. Na dúvida, procure um profissional na área de energia elétrica e somente adquiram produtos que possuam o selo do Instituto Nacional de Metrologia (Inmetro).
Fonte: correaneto.com.br

Nenhum comentário: