English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

terça-feira, 6 de março de 2012

Tablet com dados de carros ajuda bombeiros em resgates

Equipes de resgate, salvamento e de combate a incêndio dos bombeiros de São Paulo ganharam tablets com um manual de características e especificações de modelos de carros das principais montadores estrangeiras e brasileiras. O objetivo é auxiliar os profissionais, para que saibam a melhor forma de abrir e cortar o veículo acidentado para que possam retirar a vítima sem riscos.

O manual foi lançado no dia 27 de fevereiro durante seminário em Franco da Rocha, na Grande São Paulo. O evento reúne bombeiros de todo o Brasil e de países da América Latina para compartilhar técnicas de "desencarceramento veicular" - como é chamado o procedimento de resgate de vítimas de acidentes. O Corpo de Bombeiros adquiriu 1.298 tablets - 478 estão sendo usados na capital e outros 820 no interior do estado. Mais de 70% dos equipamentos já estão instalados e o restante deve entrar em operação até o fim de março.

Em seminário, bombeiros compartilharam táticas sobre como abrir e cortar veículos para retirada de vítimas de acidente. Foram usados 28 carros novos, cedidos por montadoras, e também blindados (Foto: Tahiane Stochero/G1)"Só em São Paulo, atendemos 360 mil ocorrências por ano, sendo mais de 255 mil delas envolvendo acidente de trânsito. Muitas vezes o bombeiro não sabe qual é o melhor local para cortar alguns tipos de carro, pois há revestimentos internos, placas de segurança e posicionamentos diversos de airbag, que caso você faça um procedimento errado, pode colocar em risco a vida do passageiro", explicou ao G1 o comandante da Escola Superior de Bombeiros, tenente-coronel Antonio Carlos Martins.

Pedimos para as fabricantes e elas cederam as informações de todos os veículos, com todos os dados. Aí surgiu a ideia do manual, que além de usar nos tablets em São Paulo, estamos disponibilizando na internet para os bombeiros dos outros estados", acrescenta.

Durante o seminário, bombeiros de todo o Brasil, além de Peru, Colômbia e Costa Rica, tiveram a oportunidade de cortar carros novos cedidos pelas montadoras.

O major Wagner Martins, dos bombeiros do Mato Grosso do Sul, ficou impressionado. "Lá no meu estado é difícil fazermos treinamentos assim, e geralmente ocorre com veículos que tiramos de ferro-velho. Cortar carro novo, nunca", desabafou.

O treinamento, que vai até 2 de março, compartilhará técnicas para retirada de pessoas de dentro de carros na água, veículos blindados, incendiando, e em várias situações de capotamento e colisão.

A equipe de reportagem do G1 acompanhou o curso e as dificuldades dos bombeiros na manutenção do material. As principais ferramentas usadas para abrir um veículo são o combinado (que corta e expande a lataria), o extensor (usado para segurar e empurrar partes dos veículos) , o cortador (tesouras, alicates, para cortar divisões e portas) e o alargador (para gerar maiores espaços durante o corte das placas.

"O bombeiro não tira a vítima do carro. Mas, sim, tiramos o carro dela", diz o tenente Marcos Palumbo.

Segundo o coordenador do curso e também responsável pelo salvamento dos pilotos da Fórmula-1 no país, capitão Carlos Roberto Rodrigues, durante a semana serão cortados 28 veículos, dois caminhões, dois ônibus, além de nove blindados novos cedidos pelo consulado dos Estados Unidos.

"A primeira coisa que se faz ao chegar ao local do acidente é estabilizar o veículo, para evitar que qualquer movimentação, durante nossa ação, prejudique a vítima. Em seguida um bombeiro entra no carro, cobre a vítima, aplica oxigênio e conversa com ele, tentando mantê-lo bem enquanto cortamos as partes do carro necessárias para removê-lo com segurança", explica o capitão.
Fonte: G1

Nenhum comentário: