English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Marília/SP - Cidade registra 12 mortes por acidente de trabalho em 2011.

Levantamento aponta que no estado, por mês, 38 empregados são vítimas fatais deste tipo de ocorrência.

Relatório da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo aponta que 12 pessoas morreram no ano passado vítima de acidentes de trabalho em Marília. Em 2010 o número de óbitos por essa causa foi de 17 vítimas, percentual 29,4% maior que no ano passado. Desde 2006, quando iniciou o levantamento obrigatório de acidentes de trabalho, Marília registrou 5.568 ocorrências.

A média mensal em todo estado de São Paulo é de 38 empregados, vítimas desse tipo de ocorrência, o que significa um trabalhador por dia.

Do total de 55,4 mil acidentes de trabalho notificados no estado em 2011, 464 foram fatais. Em todo o estado entre os principais tipos de acidentes estão os graves ou fatais em menores de 18 anos, que respondem por 48% das notificações, seguido das intoxicações por causas externas (25,5%) e dos acidentes provocados por material biológico (20,1%). Câncer relacionado ao trabalho, transtorno mental e perda auditiva induzida por ruído também estão entre os acidentes apontados. Em relação aos óbitos, as principais causas são os acidentes de trânsito, as quedas de edifícios, exposição à corrente elétrica e o impacto causado por objetos lançados, projetados ou em quedas.

“Os acidentes de trabalho podem ser evitados se houver controle dos ambientes e das condições oferecidas ao trabalhador. Por isso, a investigação dos acidentes tem como princípio prevenir outros”, afirma Simone Alves dos Santos, diretora Técnica da Divisão de Saúde do Trabalhador da Vigilância Sanitária Estadual.

Todos os casos de acidentes de trabalho, classificados como de notificação compulsória, devem ser comunicados aos gestores municipais de saúde, por meio de uma ficha de investigação do Sinan.

A notificação também deve ser comunicada à Previdência Social, por meio da abertura de Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT).
Fonte: Diario de Marília

Nenhum comentário: