English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

sexta-feira, 8 de março de 2013

‘A minha carreira vai ser um sucesso’: não é tão simples assim

Todos querem chegar ao topo ou chegar a algum lugar, porém nada é tão fácil e nem tão simples assim. Mesmo que tenham as mesmas chances alguns demoram mais, outro menos e uma boa parcela nem chega perto. Sabe o porquê?

Simples: assim como a nossa vida pessoal, nossa carreira também é feita de momentos. Nenhum presidente de uma companhia começa como presidente assim como nenhum presidente da república começa como presidente da república. Os sucessos são feitos de momentos bons, ruins, péssimos, medianos e até mesmo de momentos em uma ‘rua sem saída’, onde a única opção é ficar preso ali para sempre ou dar alguns passos para trás e tomar outro rumo para chegar onde queremos.

Nada do que somos hoje foi aprendido de um dia para o outro e nem mesmo construído assim. Tudo é parte de um processo de aprendizagem ou formação e mesmo que imperceptível, ele é assim. Acredite! E não adianta tentar mudar isso ou pular algum momento.

Muitas vezes escuto alguém dizer que tudo está sempre tão ruim e que nunca melhora. Minha resposta sempre é a mesma: ‘você já tentou mudar e sair desse momento tão ruim que está passando?’.

A principal ação para mudar um momento é aceita-lo. Fica muito mais fácil quando aceitamos o momento atual e fazemos disso um momento passageiro onde iremos tirar uma lição dele e encarar um próximo passo. Se estiver em momento ruim, faça algo para sair dele e aprenda com isso. Se estiver em um momento bom, aproveite e olhe para trás as coisas ruins em que passou e já deixou para trás.

Ouvi em uma palestra uma analogia muito simples e ao mesmo tempo muito profunda sobre esses momentos em que passamos. Esses momentos são comparados à subida de uma montanha e o objetivo é chegar ao topo dela onde há uma bela paisagem. Nessa montanha existem momentos bonitos, momentos de tempestade, pedras pelo caminho e todas as dificuldades que podemos enfrentar. Existem também momentos em que devemos parar, repensar em tudo para poder seguir em frente. Tudo isso faz parte, porém o mais importante é saber que ao final dessa montanha existe a paisagem onde podemos olhar tudo o que passamos e deixamos para trás. Essa paisagem é o sucesso. Chegar ao objetivo. O sentimento de ‘Eu consegui!’.

Se pudermos perceber o quanto essa analogia é profunda para ilustrar a nossa carreira, com certeza a chegada à paisagem será muito bem aproveitada e talvez até mais curta, se soubermos aprender com cada passo. Essa é uma forma de ver a nosso crescimento em qualquer gesto ou fato que passamos.

Trate cada erro como uma nova chance para acertar. Trate cada dificuldade como motivação para fazer melhor.

Busque em cada oportunidade tirar algo bom para si.

Talvez você esteja no seu momento mais importante e nem está se dando conta disso.

Pense e aproveite!
Fonte: administradores.com.br

Nenhum comentário: