English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Manual de referência para as marmorarias disponível na internet

Com o objetivo de orientar empregadores e trabalhadores sobre os procedimentos e precauções que devem ser tomados em relação às atividades realizadas nas marmorarias, a Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro) disponibilizou em seu site o Manual de Referência Marmoraria - Recomendações de Segurança e Saúde no Trabalho.
O livro reúne dados obtidos por pesquisas realizadas sobre os agentes ambientais e, em especial, questões relacionadas à sílica e silicose. Contém recomendações técnicas para a prevenção e controle dos principais riscos presentes em marmorarias.
A publicação está disponível para download no portal da Fundacentro. Clique aqui.
Pesquisa
As pesquisas foram realizadas por uma equipe inter-institucional, atendendo a uma estratégia que incluiu identificação das necessidades de pesquisa e atuação, trabalho de campo, visitas a locais de interesse, convites para palestrantes de instituições com atuação na área, discussões de grupo e atuação em instâncias normatizadoras.
No Brasil, a atividade de beneficiamento final de rochas ornamentais em marmorarias é realizada praticamente em todo o território nacional por cerca de 7 mil empresas, empregando mais de 50 mil trabalhadores. Diversas ações visando proteger a saúde e a segurança dos trabalhadores em marmorarias foram desenvolvidas nos estados de São Paulo, Santa Catarina, Minas Gerais e Espírito Santo.
GT
No período de 1998 a 2002, o Ministério Público de São Paulo coordenou o Projeto Marmoristas, que contou com a participação de profissionais da Fundacentro. Em 2004, foi criado o Grupo Técnico de Marmorarias (GT-Marmorarias) no âmbito do Programa Nacional de Eliminação da Silicose, com o objetivo de integrar as ações de diversas instituições.
O GT - Marmorarias elaborou o Manual de Referência com base em dados e informações obtidos por estudos de avaliação sobre a exposição dos trabalhadores aos agentes ambientais, poeira, ruído e vibração, realizados pela Fundacentro de 2002 a 2006.
A publicação foi lançada em julho durante o seminário "Prevenção e Controle da exposição aos Agentes Ambientais em Marmorarias: da pesquisa à prática", em São Paulo.
Fonte: ACS/Fundacentro

Nenhum comentário: