English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Ministério do Trabalho notifica ramos calçadistas e confecções

Gerência Regional do Ministério do Trabalho e Emprego em Marília recebeu em suas dependências representantes dos segmentos da costura e do calçado para notificá-las sobre a regularização das condições de trabalho de seus funcionários.

Mais de 90 empresas da região foram convocadas, para receberem orientações do programa de fiscalização coletiva desenvolvido pela Gerência, que visa atingir regularização coletiva do setor.

“A Gerência convoca as empresas das regiões com grande concentração desta atividade econômica, com a intenção de notificá-las sobre a regularização. Neste caso, buscamos regularizar o piso salarial da categoria, a jornada de trabalho e também iniciar a adequação do ambiente de trabalho, através do PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional), conhecido como NR-7, que visa a prevenção da saúde do trabalhador”, esclarece a gerente regional do trabalho e emprego, Eliane Teixeira.

As empresas terão prazo de 60 dias para dar início às adequações necessárias, sendo preciso apresentação de cronograma para aqueles que não puderem cumpri-las de imediato. Aqueles que não iniciarem o cumprimento das ações estarão sujeitos à autuação pelo MTE.

“Com estas reuniões, podemos realizar palestras para conscientizar o setor, e atingimos um maior número de trabalhadores. Além de regularizar as condições no meio de trabalho, chamamos toda a categoria, agilizando o processo, fugindo da pontualidade na abordagem, o que resulta em uma uniformidade do procedimento. Todos recebem a mesma cobrança”, afirma a gerente.

Dentro do planejamento anual, ainda haverá no dia 17 de outubro, às 9h30 no Sun Valley, o 3º encontro para a inserção da pessoa com deficiência, que também realiza notificação coletiva. “Vamos esclarecer questões acerca deste tema, como quem é o deficiente, o reabilitado, e outras divergências”, explica Teixeira.
Fonte: diariodemarilia.com.br

Nenhum comentário: