English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

terça-feira, 11 de novembro de 2008

Lesão do Esforço Repetitivo

O uso intensivo da computação poderá causar alguma lesão acidental?
A digitação contínua apresenta algum problema para nosso corpo?
Podemos utilizar qualquer tipo de cadeira em nossa estação de trabalho?
A que distância devo colocar meu monitor?
Um digitador ou digitadora deve ter uma jornada de trabalho diferenciada?
Estas perguntas são muito freqüentes, por esta razão pretendemos dar alguns esclarecimentos que ajudem aos interessados na resolução de seus problemas.
COMPUTADOR X MAQUINA DE ESCREVER
Os computadores realizam maravilhas em nossas vidas. A sofisticação dos computadores nos permite cada dia realizar um número crescente de tarefas, sem a necessidade de mudança de atividade, local ou posição. Podemos digitar um longo texto por horas seguidas, realizando apenas movimentos faciais e manuais. Estes movimentos, no entanto tem uma característica, são REPETITIVOS, precisos, e limitados a apenas alguns sistemas musculares mantendo em posição estática a maioria dos sistemas musculares do corpo humano.
Antigamente, uma datilografa para digitar um texto, além dos movimentos repetitivos, executava uma série de "paradas" que interrompiam a seqüência destes movimentos. Estas paradas eram feitas para: retornar o carro da máquina, trocar papel, corrigir erros e arquivar copias em seus respectivos arquivos. Hoje tudo isto é feito no próprio computador e sem a necessidade de qualquer parada ou mudança de posição.
A eficácia e facilidade conseguida com os computadores apresentam uma contrapartida para a qual o corpo humano não foi bem "projetado" ou seja, a realização de atividade muscular repetitiva, precisa e continua por longos períodos.
LESÃO DO ESFORÇO REPETITIVO ( LER )
Denomina-se Lesão do Esforço Repetitivo ou simplesmente LER, a lesão causada pelo desempenho de atividade repetitiva e continua, tais como tocar piano, dirigir caminhões, fazer crochê, digitação etc. Na prática trata-se de um "acidente ", sendo que a doença resultante pode ser caracterizada com diferentes nomes como : síndrome do túnel do Carpo, tendinites, tenosinovites, etc. Alguns autores referem-se a Lesão Traumática Cumulativa como um sinônimo da LER.
A LER é uma lesão relacionada com a atividade da pessoa, e em alguns casos pode ser entendida como uma doença ocupacional, e ocorre sempre que houver incompatibilidade entre os requisitos físicos da atividade ou tarefa e a capacidade física do corpo humano. Alguns fatores de risco contribuem para a instalação desta lesão, dentre eles: movimentos repetitivos, tracionamentos, postura incorreta, içamento de pesos etc.
A LER, instala-se lentamente no organismo humano e muitas vezes passa despercebida ao longo de toda uma vida de trabalho e quando é percebida já existe um severo comprometimento da área afetada.
A DIGITAÇÃO intensiva é uma das causas mais comuns da incidência da LER e é a que mais tem contribuído para o aumento do numero de casos de doenças ocupacionais. Nos Estados Unidos em 1978 existiam 20.000 casos e em 1990 estes casos totalizavam 185.000.
PREVENÇÃO
ERGONOMIA ou Engenharia Humana é a ciência que cuida da adaptação ou ajustamento do meio ambiente (trabalho ou lazer) às características psicofisiológicas ou particularidades do corpo humano.
Os resultados dos estudos ergonômicos é que permitem a elaboração de projetos e adoção de medidas apropriadas para evitar que o homem exponha sua saúde ao realizar atividades necessárias para sua subsistência ou lazer.
Sistema Homem - Maquina é geralmente definido como a combinação operativa de um ou mais homens com um ou mais de um equipamento, interagindo-se de modo a executarem uma função desejada, partindo de estímulos de entrada, dentro das condições de um determinado ambiente. Como exemplo podemos considerar, uma pessoa operando um computador, onde, recebendo "inputs" do monitor, da cadeira onde está sentado, do telefone, da posição de seus pés, da temperatura e do nível de ruído do ambiente etc., decide e reage de maneira a executar ações sobre o teclado ou CPU para que seja realizada a tarefa desejada ( output).
Fatores Humanos o organismo humano possui características peculiares que devem ser levadas em consideração no projeto de sistemas para seu uso. Estes fatores podem ser classificados em :
psicológicos - capacidade de aprendizagem, mudança de comportamento, motivação, ansiedade, estresse , capacidade de desenvolver hábitos etc;
fisiológicos - acuidade visual, audição, comprimento dos braços e pernas, limitações musculares, sensibilidade ao calor e ao frio etc.
As medidas preventivas destinadas a evitar a LER são oriundas de estudos ergonômicos, e não necessariamente são soluções complexas e caras, na realidade muitas vezes estudos complexos geram soluções simples e efetivas. Em alguns casos torna-se necessário reprojetar o ambiente do trabalho para garantir a eliminação dos riscos.
ASPECTO LEGAL
No Brasil, bem como em vários outros países, a Lesão do Esforço Repetitivo é considerada uma doença ocupacional e, portanto equivalente a um "acidente do trabalho” e como tal sua ocorrência deve ser reportada aos órgãos competentes.
A Norma Regulamentadora de número 17 ( NR 17 ) estabelece várias recomendações ergonômicas relativas ao ambiente do trabalho, dentre elas a de que o trabalho efetivo de entrada de dados ( digitação ) não pode ultrapassar a 5 horas dia e que a cada 50 minutos de digitação deve haver uma pausa de 10 minutos.
Apresentamos algumas dúvidas mais freqüentes sobre LER
1. Qual o tipo mais adequado de iluminação para evitar fadiga dos olhos?
R. Luz fluorescente indireta e luz incandescente direta.
2. Qual o conceito de "active break" e "micro break"?
R. "Active break" é a parada, que ocorre quando a digitação é interrompida para realizar outras tarefas como: atender telefone, tomar água etc. "Micro break" são pequenas pausas realizadas na posição sentada e sem sair da estação de trabalho.
3. A pessoa que habitualmente executa longos trabalhos de digitação sem pausas, poderá vir a sofrer alguma lesão muscular?
R. Sim. A probabilidade crescerá a medida que o tempo do trabalho crescer e o número e tempo de pausas diminuírem.
4. A tendência natural de pessoas que trabalham com digitação é de sofrerem lesões do tipo LER?
R. A Lesão do Esforço Repetitivo é um acidente e portanto não é obra da fatalidade e sim o resultado de praticas e hábitos que agridem o corpo humano e que podem ser efetivamente evitadas.
5. Uma digitadora poderá trabalhar por um período de 8 horas, realizando pausas de 50 em 50 minutos?
R. Não a legislação estabelece que este período não poderá exceder a 5 horas computadas as pausas.
6. Pessoas que utilizam computadores para o lazer, não devem se preocupar com a prevenção de lesões uma vez que não estão sob a pressão do trabalho.
R. Esta afirmação é perigosa, uma vez que é grande a possibilidade de desenvolvermos hábitos e posturas incorretas e nocivas ao nosso corpo quando realizamos atividades de lazer, pois normalmente não dispomos de orientação especifica e muitas vezes procuramos adaptar nosso corpo aos equipamentos que dispomos sendo que o correto seria ADAPTAR OS EQUIPAMENTOS AO NOSSO CORPO.
7. Pessoas que adquiriram LER em atividades relacionadas com o trabalho, podem solicitar indenizações trabalhistas?
R. Só em certas circunstancias regulamentadas, e que seja comprovado o comprometimento da capacidade laboral do indivíduo.
Dicas para evitar lesões:
- A cada 25 minutos de trabalho de digitação faça uma parada de 5 minutos;
- A cada uma hora de digitação, saia de sua cadeira e movimente-se;
- Beba água regularmente ao longo do dia;
- Tenha postura adequada: ombros relaxados, mantenha os pulsos retos, apóie - se no encosto da cadeira;
- Mantenha as plantas dos pés totalmente apoiadas no chão;
- Mantenha um angulo reto entre suas costas e o assento de sua cadeira;
- Sua cadeira deve ser do tipo ajustável para sua altura em relação à mesa de trabalho, e seu encosto deve prover suporte integral para suas costas. O assento da cadeira deve se ajustar a você e nunca deverá tocar a parte interna de seus joelhos, pois se isto ocorrer poderá afetar a circulação do sangue em suas pernas. O apoio de braços para cadeira é ergonomicamente questionável, no entanto se desejá-los, certifique-se de que: os apoios não estão muito próximos ou muito afastados; muito baixos ou muito altos. A cadeira é uma das peças mais importantes na prevenção de lesões, portanto não justifica economizar algum dinheiro e adquirir algo deficientemente projetado.
- Não utilize apoio de pulso durante a digitação, pois se assim o fizer estará correndo o risco de provocar compressão nos nervos de seu pulso (túnel do carpo), a digitação deve ser feita com os pulsos ligeiramente levantados. Os apoios de pulso são ergonomicamente projetados para permitir o repouso confortável de seu pulso durante as "pausas".
- MONITOR você deverá estar a uma distancia mínima de 50 e máxima de 70 centímetros do monitor, ou de maneira prática a uma distância equivalente ao comprimento de seu braço. A regulagem da altura da tela deve ser tal que se situe entre 15 e 30 graus abaixo de sua linha reta de visão. O uso de tela anti-reflexiva e com aterramento para eliminação da eletricidade estática é recomendável (não se esquecer que se o fio de aterramento não estiver conectado, não haverá dissipação da eletricidade estática).

Nenhum comentário: