English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

quinta-feira, 25 de junho de 2009

Ministério da Saúde recomenda adiar viagens à Argentina e ao Chile

A notícia pegou muita gente de surpresa. Evitar viagens para Argentina ou Chile. A recomendação é do Ministério da Saúde, que vem registrando, dia após dia, um aumento nos casos da nova gripe no Brasil.

Só no dia 23, foram 94 novos casos. E foram pessoas que visitaram a Argentina.

Por isso o governo recomenda que as pessoas evitem esses destinos, principalmente idosos, famílias com crianças, pessoas com problemas imunológicos. Só em São Paulo, 40% das pessoas infectadas pegaram a gripe em viagens à Argentina.

“Não é nenhuma proibição. É uma recomendação de que as pessoas que possam adiar a viagem para Argentina e Chile neste momento, adiem, principalmente imunodeprimidos, pessoas que fazem quimioterapia e fazem tratamento de aids”, aconselha o ministro da Saúde José Gomes Temporão.

A Associação Brasileira das Agências de Viagens teme o cancelamento de pacotes. A Argentina é destino de 25% dos brasileiros.

“Enquanto nós não tivermos da OMS e dos países como Argentina, Chile, Estados Unidos e Europa nenhuma medida restritiva, nós vamos dizer que pode fazer as viagens tranquilamente”, avisa o diretor de assuntos internacionais da Abav Leonel Roque.

O ministério da Saúde leva em conta os números de casos da nova gripe em países do Mercosul. No Chile, os casos chegam a 4.315. Na Argentina, são mais de 1 mil. Em vários estados, novos registros da doença surgiram nos últimos dias, obrigando universidades e escolas a antecipar férias, para evitar que a gripe se espalhe.

Nesta terça-feira, 23, foi a vez da Universidade Estadual Paulista, em Assis, interior do estado, que mandou dois mil estudantes para casa. O mesmo aconteceu com quase três mil alunos de um colégio em Belo Horizonte. Nada de aulas também em uma escola de Porto Alegre.

A prefeitura de São Gabriel, no interior do Rio Grande do Sul, decretou situação de emergência. Com 23 casos suspeitos e cinco confirmados em uma cidade de 60 mil habitantes, escolas foram fechadas. Festas, missas e shows, proibidos.

Em São Paulo,depois da confirmação de cinco casos, quase cem funcionários da Serasa estão de quarentena.

Vigilância Sanitária resolveu seguir o que já vem sendo feito em outros países há um bom tempo. Vai intensificar a fiscalização em portos, aeroportos e na fronteira. Toda a pessoa que quiser entrar no país será obrigada a preencher um documento com informações sobre o estado de saúde. Como em outros países, esse cuidado já existe. Passageiros que chegam no Brasil dizem sentir falta da fiscalização.

“Não teve nenhum documento, ao contrário da Argentina, que tem um documento bastante extenso”, compara o administrador de empresas Jean Pierre Cecillon.

“Quando você chega a Buenos Aires, sim. Você tem um procedimento de controle, passa em um scanner, você tem que entregar um formulário preenchido, dizendo se você vem de alguma área de risco com a gripe”, diz uma mulher.

Na terça-feira à noite, a Natura, uma empresa de cosméticos, informou que uma criança que fica no berçário da unidade de Cajamar, na região metropolitana de São Paulo, está com suspeita da nova gripe. Por isso, as outras crianças do berçário ficarão em casa, até que os exames fiquem prontos.

Navio brasileiro é liberado de quarentena por autoridades argentinas

Na quarta-feira de manhã, autoridades argentinas liberaram da quarentena o navio Livramento, de bandeira brasileira.

O navio pertence à Transpetro e estava retido no porto de San Lorenzo desde o último sábado, 21, quando um dos tripulantes teve o diagnóstico da nova gripe confirmado.

O tripulante foi levado para um hospital na cidade de Rosário, onde permanece internado. Segundo a assessoria de imprensa da Transpetro, o navio vai ser abastecido e seguirá para Tramandaí, no Rio Grande do Sul.
Fonte: Bom Dia Brasil

Nenhum comentário: