English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Desatenção é principal causa de acidentes no trabalho.

Um dos setores que causam mais acidentes de trabalho em Mato Grosso do Sul é o de frigoríficos, isto porque os funcionários estão sujeitos a cortes ou até outros incidentes mais graves, como o risco de cair em uma máquina de moer osso. Quem revela é o Setor de Segurança e Saúde do Trabalho do Ministério do Trabalho.

Em 2008 foram 61 óbitos, principalmente nos setores frigoríficos, rural, construção e de serviços. A maioria desses acidentes são por conta de falta de atenção ou falta de uso adequado de equipamentos de segurança e instrumentos de trabalho.

A profissão de eletricista também é apontada pelo Ministério do Trabalho com uma quantidade considerável de acidentes. “Muitas vezes o trabalhador não morre por causa do choque e sim por causa de uma queda depois da descarga”, disse a chefe substituta do Núcleo de Segurança e Saúde do Trabalho.

O Núcleo recebe cerca de 10 pessoas por dia que na sua maioria dão entrada no CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho).

Em 2008, Campo Grande foi a campeã de acidentes com 2.502 acidentes, seguido de Dourados com 1.415.

Em 2006 foram 58 óbitos, enquanto que em 2007 ocorreram 64 acidentes fatais durante o trabalho.

Com o crescimento econômico e aumento de indústria esse número pode aumentar, caso empregados e empregadores não seguirem normas de segurança no trabalho, afirma o Ministério do Trabalho.

Esse número já pode ser muito maior, por causa do chamado trabalho informal, que o trabalhador não é registrado e não possui qualquer tipo de direito trabalhista.

Em Campo Grande existem 30 auditores fiscais responsáveis pela fiscalização de irregularidades cometidas em locais de trabalho, e no interior são 10.
Fonte: MidiaMax

Nenhum comentário: