English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Veja como prestar os primeiros-socorros em acidentes de trânsito.

O atropelamento que matou o filho da atriz Cissa Guimarães, Rafael Mascarenhas, na madrugada da terça-feira (20), levantou uma questão importante em caso de acidentes de trânsito: a prestação dos primeiros-socorros. Segundo o artigo 135 do Código Penal Brasileiro, deixar de prestar socorro às vítimas de acidentes ou pessoas em perigo, podendo fazê-lo, é crime e pode resultar em pena de até três anos de prisão.

O próprio código, porém, esclarece que a omissão de socorro é caracterizada quando não há qualquer assistência prestada. O simples fato de se fazer uma ligação telefônica para pedir assistência especializada no atendimento à vítima – seja pelo número 192 (SAMU) ou 193 (bombeiros) – já caracteriza, pela lei, uma prestação de socorro.

De qualquer forma, mesmo que o motorista do Siena preto, Rafael Bussanra, comprove que ligou para os bombeiros logo após atropelar Rafael Mascarenhas, a atitude de deixar o local do acidente não é correta. Segundo os manuais de primeiros-socorros, o ideal é ficar com a vítima até a chegada do socorro profissional.

Principalmente quando o acidente for um atropelamento, que, na maioria das vezes, provoca múltiplos ferimentos na vítima. Isso porque esse tipo de ocorrência é composta por três fases: a batida do carro nas pernas e quadril da pessoa; o impacto da vítima contra o capô e o para-brisa e, por último, a queda do atropelado ao chão.

A reportagem preparou o passo-a-passo de como agir em caso de acidentes de trânsito, mesmo que você não esteja envolvido diretamente neles. Normalmente, em um lugar de acidente, há cenas de sofrimento, nervosismo e pânico, situações que exigem providências imediatas. Independentemente da gravidade da situação, procure agir com calma e frieza.

O QUE FAZER PRIMEIRO?
• Chame o socorro especializado, detalhando local exato e tipo de acidente; descrição das vítimas (número, sexo, idade aproximada); grau de consciência da vítima; gravidade dos ferimentos e condições de trânsito no local.
• Transmita confiança, tranquilidade e segurança aos acidentados que estiverem conscientes, informando que o socorro médico está a caminho;
• Aja rapidamente, porém, dentro dos seus limites;
• Use os conhecimentos básicos de primeiros socorros;

ANALISE O CENÁRIO COMPLETO
• Desligue a chave da ignição do veículo acidentado.
• Veja quantas e onde estão as vítimas, que podem ser lançadas para fora do veículo; ficar presas nas ferragens ou caídas na pista, entre outras situações.
• Sinalize o local para evitar novos acidentes e atropelamentos;
• Acione o pisca-alerta dos veículos próximos ao local;
• Defina a melhor colocação do triangulo;
• Espalhe arbustos e folhas ao longo da via;
• Explique aos bombeiros ou paramédicos quais os procedimentos foram usados nos primeiros-socorros das vítimas.
Fonte: R7

2 comentários:

Anônimo disse...

Jefferson, show de bola essa dica...a exatos 15 dias um colaborador aqui da empresa que trabalho (www.satron.com.br), foi vitima de colisão auto-moto, ele voou bem alto e eu estava com meu carro logo atrás, então pude dar o primeiro atendimento. Para mim foi fácil pois trabalhei 10 anos em P.S. também, e para os que me auxiliaram foi muito trágico, ele estava inconsciente e havia muito sangue em sua face devido cortes e escoriações várias pelo corpo, não houve tcc e nem fraturas (por Deus), e ele retorna ao trabalho hoje ainda um pouco dolorido, más bem.

abração... e parabéns!

Anônimo disse...

esqueci de assinar, não sou anônimo, sou o Charles Ricardo (Tec. enfermagem do trabalho)