English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Número de acidentes com animais peçonhentos cresceu 32,7% nos últimos seis anos.

O número de acidentes com animais peçonhentos cresceu 32,7% nos últimos seis anos, segundo balanço do Ministério da Saúde. Em 2009, foram registrados 90.558 casos em todo o Brasil e 309 mortes causadas por esse tipo de acidente. Em 2003, foram 68.219 notificações.

Os dados de 2009 demonstram que os escorpiões estão no topo da lista de acidentes com 45.721 registros, seguidos das serpentes, com 22.763. Aranhas e lagartas seguem, respectivamente, com 18.687 e 3.387 casos. Animais peçonhentos são aqueles que possuem veneno e capacidade para injetá-lo por meio de dentes ou ferrões.

Chuvas, queimadas e alagamentos contribuem para aumentar o número de casos. “A hipótese é que com esses fatores os animais fogem do seu esconderijo para procurar outro abrigo. Se houver cidade por perto, é nesse local que os animais irão se instalar”, disse Daniel Sifuentes, responsável pela área técnica de Animais Peçonhentos, da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde.

Em caso de acidentes, a recomendação é procurar uma unidade de saúde e não lavar o local ou utilizar produtos sem prescrição médica. “A maioria das pessoas não conhece os animais e, quando ocorre o contato, não dá o devido valor para o evento, por não achar grave. Mas, se ocorrer algum acidente com esse tipo de animal, é importante procurar imediatamente o serviço de saúde mais próximo”, explica Daniel.

Algumas medidas podem ser adotadas para evitar o contato e um possível acidente. No caso do escorpião, por exemplo, é importante não andar descalço. Além disso, antes de calçar sapatos ou de vestir roupas, é necessário verificar e sacudir as peças. Para impedir a entrada desses animais nas casas, é preciso tampar frestas, janelas e ralos. Evite também queimar terrenos e assim desalojar escorpiões e outros animais. O escorpião se alimenta principalmente de baratas, então é importante combater o inseto.

Para as aranhas, a recomendação é igual à dos escorpiões, mas é preciso tomar cuidado também com quadros, armários e cantos de parede, locais onde esses animais costumam ficar.

No caso das serpentes, a dica é usar sempre proteção nas pernas e nos pés. Botas com material rígido são uma boa opção. “Com esses cuidados, até 80% dos acidentes com serpente podem ser prevenidos”, alerta Sifuentes. Para evitar acidentes com lagartas a dica é evitar encostar em árvores e arbustos.
Fonte: Agência Brasil

Nenhum comentário: