English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Acidente em caldeira de cervejaria em MT despeja óleo em córrego


Um derramamento de óleo combustível provocado por acidente em uma das caldeiras da Cervejaria Petrópolis (Crystal) em Rondonópolis, cidade do Sul de Mato Grosso, causou estragos de grau sete, numa escala de zero a dez, ao longo de um trecho e nas margens do Córrego Esparramo,  segundo informou o gerente de fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente de Rondonópolis, Robson Arruda. O acidente aconteceu na última sexta-feira, 7, e só foi descoberto  depois de uma denúncia de um internauta.
 
Apesar do dano,  o secretário Lindomar Alves ainda não foi lavrado nenhum auto de infração. "Temos primeiro que avaliar a extensão dos danos para só depois, aplicarmos multas”, adiantou. O Córrego Esparramo corta toda a área de reserva do 18º GAC, até desaguar no Rio Vermelho e depois no Pantanal.
 
No trecho em que o Córrego Esparramo cruza o fundo da fábrica foi visto um caminhão utilizado para fazer limpeza de fossas, o chamado "bizorrão", retirando o excesso de óleo que vazou da caldeira. Três funcionários da cervejaria acompanhavam o trabalho. Eles, porém,  deixaram o local ao perceberem a presença de uma equipe do site AgoraMT. Uma hora depois, já com a presença da equipe de fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente, os três funcionários da cervejaria voltaram ao local, acompanhados do gerente geral da unidade, Celso Santana.
 
Em nota, a empresa confirma que houve o vazamento de óleo no momento em que chovia torrencialmente e o resíduo desse óleo foi carreado até às margens do Córrego Esparramo, mas sustenta que os danos foram mínimos.  "Foi acionado imediatamente o Plano de Atendimento Emergencial e iniciadas as ações mitigadoras com a finalidade de evitar efeitos danosos ao meio ambiente, o que transcorreu sem impacto ambiental, conforme constatado pela visita in loco da Secretaria Municipal do Meio Ambiente" - assina Celso Santana;
 
Ainda segundo a empresa, o acidente aconteceu em virtude da instalação de equipamentos em caráter temporário e para atendimento à reforma de uma das  caldeiras de biomassa.
Fonte: 24 Horas News

Nenhum comentário: