English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Aumenta número de acidentes de trajeto no Brasil

Mais de um terço dos acidentes de trânsito que ocorreram no Brasil em 2010 foram computados como acidentes de trabalho. Das 252 mil pessoas envolvidas em acidentes de trânsito, 94.789 foram registradas pela Previdência Social como vítimas de acidentes de trajeto.

Classificado como acidente de trabalho, o acidente de trajeto engloba danos causados à saúde do funcionário no caminho de casa para o trabalho ou vice-versa. O número registrado em 2010 representa acréscimo de 4 mil em relação ao ano anterior.

O aumento vai na contramão do total de acidentes de trabalho, que apresentou redução de 4% (9.042 registros) no mesmo período, de acordo com dados do INSS.

O acidente de trajeto dá ao funcionário envolvido os mesmos direitos de acidentes de trabalho típicos, como estabilidade de 12 meses após receber alta pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), recebimento de salário em afastamentos de até 15 dias e auxílio-doença acidentário em afastamentos maiores que isso.

O aumento dos registros se deu, segundo o advogado especializado em Direito Trabalhista e Previdenciário Luis Augusto de Bruin, "porque a Previdência começou a computar melhor. Antigamente a própria empresa não abria Comunicado de Acidente de Trabalho (CAT) na Previdência Social, dando apenas benefícios de acidente comum ao trabalhador", explica.

Acidentes "subnotificados"

Mesmo com o aumento de registros, Bruin considera o número baixo. Alexandre Gusmão, diretor do Anuário Brasileiro de Proteção, concorda. "Se pensarmos em todas as pessoas que se acidentam no trânsito, tirando o que acontece nos finais de semana, a vítima quase sempre está se deslocando para o trabalho ou até mesmo trabalhando", afirma.

Segundo Gusmão, os acidentes são "subnotificados", registrados como acidentes normais, tornando-se, assim, menos onerosos às companhias do que os acidentes de trabalho, por não ser necessário dar estabilidade ou recolher depósitos fundiários.

O funcionário acidentado tem o direito de pedir à empresa a emissão de CAT, que também poderá ser emitida por seus dependentes, pela entidade sindical competente, pelo médico que o atendeu ou qualquer autoridade pública, explica o desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região, Francisco Ferreira Jorge Neto.

Nos casos em que a companhia se nega a emitir a comunicação, á possível também recorrer à Justiça do Trabalho e pedir danos materiais e morais. “O trabalhador, em querendo, pode ir ao Judiciário Trabalhista, expondo os fatos quanto à caracterização do acidente de trajeto e requerer a condenação do empregador na obrigação de fazer quanto à emissão do CAT. Além deste pedido, o empregado deve solicitar os danos materiais decorrentes da não emissão do CAT, além de danos morais, bem como o reconhecimento judicial da estabilidade ou garantia prevista no artigo 118 da Lei 8.213/91”.

O acidente no caminho entre a casa e a empresa só poderá ser descaracterizado como acidente de trabalho quando há desvio muito relevante na trajetória. “Como ida ao futebol, a uma confraternização ou a parada em um bar para tomar cerveja com amigos”, exemplifica o desembargador Jorge Neto.
Fonte: Consultor Jurídico

4 comentários:

Anônimo disse...

This kind of mulch s also more natural looking than other
mulch choices out there for the delicate look of flower gardens.
Wood chips: This material contains bark, and wood of various
sizes. Grass clippings are full of nitrogen and break down quickly.


Here is my blog post :: mulching

Anônimo disse...

They need to see doctor for some advices on how they can take
control of their blood pressure. Unlike many other medical facilities, the Fayette Chiropractic Center
offers walk-in therapy. Company Name: Fayette Chiropractic Center
Address: 126 New Hope Road, Fayetteville, Georgia 30214 Contact Telephone Number: (770) 461-2225 Fax Telephone Number: (770) 461-0186 Email:
info@fayettechiropractic. Different from other girls, she did not wear the very sexy short dress and very high-heeled shoes,
she only wore a white skirt, which suited her slim figure very much, and
her hair was very straight, she had white and smooth skin, a pair of big eyes which could speak for her,
I saw the unique charm in her. Finally, I think anyone would
be inspired by Lynda's story.

Here is my site: onomatopoeically

Anônimo disse...

37 kits (round that up to 9 total quart and a half kits).
Concrete finishing is very much like smoothing out frosting on a birthday cake.
Flawless Flooring's polished concrete floor product boasts durability and decorative seamless surfaces made mainly from epoxy and polyurethane materials.

Anônimo disse...

Pilots complete flights for their airline, using their simulator, either online (using a network such as Sim - Miles) or offline, and then file
a pilot report. These originally were quartz crystals from the River Rhine in a region noted for gem-cutting, particularly the town of Idar-Oberstein.
In terms of sheer enjoyment, the Rollercoaster Tycoon series leads the pack.
Flight - simulator flight simulation features highly detailed time of day modeling
and can track the current computer clock time in order to correctly place the sun, moon,
stars, etc. In general, it is something manufactured, to pretend
to be (or simulate), something else more valuable.