Na última sexta-feira, 14, o alarme do posto Butantã do 4º Grupamento dos Bombeiros de São Paulo tocou, anunciando mais uma ocorrência a ser atendida. Rapidamente, o sargento Carlos Alberto Brasil, de 44 anos, foi até a sala de radiocomunicação se interar sobre a ocorrência. Em minutos, um caminhão da corporação cortava as ruas e avenidas do bairro com as sirenes ligadas.
Naquele dia, o jornalista acompanhou de perto a rotina no quartel. Nas oito horas em que a reportagem passou no posto, os bombeiros atenderam duas ocorrências: uma queda de moto e um resgate de vítima presa em ferragens.
O primeiro acidente ocorreu às 17h40, no km 13 da Rodovia Raposo Tavares, a menos de 1 km do quartel. Para chegar até o posto Butantã, a informação trilhou um caminho padrão para toda ocorrência. “Primeiro, o solicitante liga 193. Sua ligação cai no Cobom (Centro de Operações dos Bombeiros). Lá, o operador vai triar a ocorrência, de acordo com a área e o tipo”, disse a sargento Priscila Mayume Oyama Ricardo, de 27 anos.
Ao verificar que a queda de moto ocorreu na região do Butantã, o Cobom entrou em contato com o setor de comunicações do quartel. Quem recebeu a ocorrência foi o soldado Clovis Rodrigues, de 40 anos. “Aciono o tipo de veículo a ser utilizado e passo a informação sobre o tipo de ocorrência para os outros bombeiros”, disse.
Com os dados da ocorrência em mãos, o sargento Brasil seguiu com mais dois bombeiros, a bordo de um caminhão, até ao local do acidente. Em menos de cinco minutos, o veículo vermelho e com as sirenes ligadas já emparelhava com duas motos caídas na Rodovia Raposo Tavares.
Em meio à rodovia, os bombeiros deslocaram as motos para a faixa da direita da pista. As vítimas, que sofreram escoriações leves, também foram atendidas naquela faixa. Com fortes dores nas costas, um dos motoqueiros foi imobilizado. “Estabilizamos a vitima até a chegada de uma viatura do resgate”, disse o sargento.
Casos de atropelamento e acidentes de trânsito cujas vítimas não ficam presas em ferragens são atendidos geralmente por vans do resgate. Nesta ocorrência, porém, foi utilizado um caminhão modelo auto-bomba, de combate a incêndios, pois o veículo de resgate do posto Butantã estava atuando em outro acidente. “A prioridade é o atendimento à vitima”, disse o soldado Rodrigues.
Com a chegada do resgate de outro posto, a vítima foi encaminhada a um pronto-socorro da região. Durante o atendimento ao motoqueiro, os bombeiros entraram em contato com o Cobom informando os tipos de ferimentos que ele sofreu. “Na central, temos um médico controlador que, com base nos ferimentos da vítima, a encaminha para o hospital mais próximo da região que seja apto a atender o tipo da ocorrência”, disse a sargento Priscila.
Um casal que estava na outra moto envolvida no acidente sofreu apenas arranhões nos braços e nos pés. Com o fim do atendimento, o tráfego voltou ao normal e o caminhão retornou ao posto.
Nível três
Uma hora após essa ocorrência, a reportagem foi conversar com o sargento Brasil. A entrevista, porém, teve de ser interrompida devido a um novo acidente. “É código três”, disse o bombeiro.
Dividido em três níveis, as ocorrências são classificadas por códigos, que irão definir a forma como o veículo da corporação irá trafegar. No código um, o caminhão ou a van do resgate trafega como um carro normal, sem sirene. No código dois, apenas os sinais luminosos são ligados. No código três, a sirene, emitindo som e luz, é acionada.
No caso relatado acima, o caminhão auto-bomba saiu do posto com a sirene em alto e bom som para atender um acidente em que uma vítima ficou presa nas ferragens. Na Rua Padre Jorge Benci, no Jardim João XXIII, um homem aparentemente alcoolizado perdeu o controle de seu veículo, um Palio, e se chocou contra um poste. Pela violência da batida, a porta da esquerda ficou amassada e a direção se deslocou para a frente, impossibilitando sua saída.
Às 18h45, em pleno horário de pico, os bombeiros enfrentaram um de seus maiores inimigos: o trânsito. Segundo o cabo Sérgio Rogério dos Santos, de 35 anos, ele é uma das maiores causas de estresse no dia-a-dia. “O trânsito, o atendimento, a necessidade de não se envolver emocionalmente na ocorrência, isso tudo pode afetar a pessoa com o passar dos anos”, disse.
Contando com a colaboração dos outros motoristas, o caminhão de bombeiros conseguiu abrir caminho e chegar ao local da ocorrência apenas 20 minutos após o recebimento da ocorrência.
“Quando chegamos lá, encontramos dois carros: um do resgate e outro do Samu [Serviço de Atendimento Móvel de Urgência]”, disse o sargento Brasil. “Como não tinham equipamento para a retirada da vítima, nos chamaram com o auto-bomba”, acrescentou.
Isolar área
A área estava lotada de curiosos. O cabo Santos, piloto da van de emergência, se ocupava com a retirada das pessoas do local, para facilitar o trabalho dos colegas. “Como motorista, me preocupo em sinalizar a viatura, sinalizar os veículos envolvidos para que se mantenha uma distância de segurança, e afastar o público. Feito isso, coloco as luvas para auxiliar no socorro.”
Com a área isolada, a equipe de Brasil iniciou o trabalho de retirada da vítima. Para desbloquear a porta, foi utilizada uma espécie de alavanca hidráulica. Sem esforço, a porta se abriu e os bombeiros iniciaram a imobilização do homem.
Dentro da van de emergência, ele foi medicado e encaminhado a um pronto-socorro. “Inicialmente, o levaríamos ao Hospital Universitário, que é público. O homem disse que tinha convênio e, por isso, foi levado ao Hospital Itamaraty, que é particular”, afirmou Brasil.
Conforme o cabo Santos, é comum as vítimas serem questionadas se têm plano de saúde. “Dessa forma, desafogamos o serviço público”, disse. Com a transferência da vítima, o caminhão com a equipe de Brasil retornou ao posto.
Chegando ao quartel, Brasil foi jantar. Eram 20h30 quando ele se despediu da reportagem. Apesar de ter entrado em serviço às 7h30, seu turno estava longe de terminar. “Trabalhamos 24 horas e temos descanso de 48 horas”, disse.
Questionado sobre a correria de seu dia-a-dia, da luta constante contra o tempo, afirmou: “Assim é a nossa rotina. Eu gosto do que faço”, finalizou, sorrindo.
Fonte: G1
11 comentários:
Everyone lovеѕ it whеn pеople come together anԁ shaгe ideaѕ.
Great website, κeеp it uρ!
Here is mу sitе: V2 Cigs review
Can I јust sаy whаt а comfort
to uncovеr а peгѕon thаt aсtuаllу understandѕ whаt theу are discusѕing οn the іntеrnet.
You сertaіnlу knoω how tо bring а problеm tο light аnԁ make it іmρortаnt.
А lot more pеople really nеeԁ to look at
this and understand thіѕ side of your story.
Ι can't believe you aren't mοre ροpulaг gіvеn that yоu most
cеrtainly havе thе gift.
Stop by my site Visit This hyperlink
I savoг, result in I diѕcovеred just ωhat I ωaѕ lоοκing for.
Үou've ended my four day long hunt! God Bless you man. Have a great day. Bye
Also visit my web page; silk n sensepil hair removal
Thiѕ iѕ my fiгst time pay a visіt at here anԁ i
am tгuly pleassant to rеad all at alοne place.
Mу blog рoѕt V2 Cigs review
You ought to take part in a conteѕt for one
of the highest qualіty ѕitеs on the web.
ӏ most сеrtainly will recommend this blog!
Ηere is mу web blog; v2 cig review
I was more thаn happy to ԁіsсover this great site.
I want to to thank yοu for yоuг time ϳust fοr this wonderful reaԁ!
! I definitelу reаllу liκеԁ everу
рart of it and I have уοu bookmarked tо see new information in уоur wеb site.
Feel fгee tο surf to my web-sitе - v2 cigs reviews
Attractive section of content. I just stumbled upon your site and in accession capital to assert that I get in fact enjoyed
account your blog posts. Anyway I'll be subscribing to
your augment and even I achievement you access consistently fast.
my web page :: fine stained concrete floors Land O' Lakes Florida
Howdy! Do you know if they make any plugins to help with Search Engine Optimization? I'm trying to get my blog
to rank for some targeted keywords but I'm not seeing
very good results. If you know of any please share. Appreciate it!
Also visit my webpage :: Small Ant Species Abbotsford BC
Hello There. I found your weblog the usage of msn. This is an extremely
well written article. I'll make sure to bookmark it and return to read more of your helpful info.
Thanks for the post. I will definitely return.
my site Accident Insurance Hamilton MT
I am extremely impressed with your writing skills as well as with
the layout on your blog. Is this a paid theme or did you customize it yourself?
Either way keep up the nice quality writing, it is rare to see a nice blog like this one
nowadays.
Here is my web-site :: alarm companies phoenix
Thanks for sharing such a nice thought, post is fastidious, thats why i have read it completely
Here is my weblog ... children counseling services
Postar um comentário