É nas festas de final de ano das empresas que muitas situações embaraçosas acontecem. Os mais jovens e os recém-contratados correm os maiores riscos, já que ainda têm pouca informação sobre a cultura da empresa. Mas como se comportar sem se preocupar com o “day after”?
A consultora de imagem Sabina Donadelli dá algumas dicas:
- Procure chegar no horário marcado para o início da festa. Os famosos quinze minutos de tolerância são permitidos, mas não vá muito além, Os atrasos deixam os organizadores ansiosos e são sinais de pouco caso. Pior ainda se você é o chefe da equipe;
- Na hora de comer seja discreta (o). Espere as pessoas hierarquicamente superiores servirem-se primeiro;
- Seja agradável e procure falar de amenidades. Falar mal de chefes e colegas, bem como criticar a organização nesta circunstância, é expressamente proibido (a menos que você já não se importe mais se vai ou não permanecer na empresa);
- Evite contar estórias catastróficas e ficar falando de doenças. Em dias de festa as pessoas não querem falar destes assuntos e você poderá se tornar desagradável;
- Se você não é acostumada (o) a tomar bebida alcoólica, não vá escolher justamente a festa de fim de ano da empresa para experimentar. Isto poderá lhe render uma bruta ressaca psicológica (que é pior que a ressaca da bebida!);
- Cuidado com a roupa! Mesmo que aquele colega maravilhoso que você paquerou o ano inteiro for presença confirmada, lembre-se que todos os chefes, diretores e colegas também estarão por lá. Procure um visual alegre e principalmente que valorize seu estilo, mas que seja também adequado na cor, comprimento, transparência etc;
- Festas de final de ano são sempre uma ótima oportunidade pra você melhorar seu network. Não perca esta chance comportando-se como se estivesse na última festa da sua vida. Mesmo sendo dia de festa você está no ambiente do seu trabalho.
Site: www.sabinadonadelli.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário