English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

segunda-feira, 23 de março de 2009

Estetoscópios de ambulâncias podem apresentar riscos

Os estetoscópios carregados por equipes de ambulâncias nem sempre são limpos com a frequência que deveriam, e como resultado, eles podem estar expondo alguns pacientes a bactérias resistentes a medicamentos, segundo aponta um novo estudo.

Os pesquisadores, que examinaram estetoscópios usados por equipes médicas de emergência em Nova Jersey, descobriram que um número significativo deles trazia o Staphylococcus aureus resistente à meticilina, bactéria conhecida como MRSA e resistente a medicamentos comuns.

Alguns dos funcionários de ambulâncias não se lembravam da última vez que os instrumentos haviam sido limpos, segundo os pesquisadores, cujos resultados estão na edição atual da publicação médica Prehospital Emergency Care.

O principal autor do estudo, Mark A. Merlin, da Escola de Medicina Robert Wood Johnson, disse que ainda não se sabia o tamanho da ameaça que o MRSA oferecia a um paciente. Porém, à medida que os incidentes de infecções pela bactéria se tornam mais comuns, e com a possibilidade de que ela se torne mais resistente a antibióticos, é importante reduzir sua disseminação, diz ele.

Os pesquisadores pediram para examinar os estetoscópios de equipes de ambulâncias chegando ao departamento de emergência durante um período de 24 horas. Eles também perguntaram quando os instrumentos haviam sido limpos pela última vez.

Dos 50 estetoscópios examinados, 16 continham a bactéria; segundo os pesquisadores, um simples pano com álcool seria suficiente para matá-las. "O conceito de limpar uma ambulância inteira depois de cada paciente não é prático", escreveram. "Limpar um estetoscópio, entretanto, não representa grande trabalho, não exige muito tempo e não requer equipamentos especiais além dos itens atualmente armazenados."
Fonte: New York Times

Nenhum comentário: