English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

segunda-feira, 30 de março de 2009

Saiba como agir para evitar mortes no trânsito

Nas ultimas semanas duas pessoas passaram mal e morreram dentro de seus carros na Grande São Paulo antes da chegada do Corpo de Bombeiros.
Um curso de formação de condutores dá dicas do que é necessário fazer em casos de acidentes no trânsito.
O primeiro passo é ligar para o número 193, do Corpo de Bombeiros, e chamar socorro.
Em seguida, verificar o estado das vítimas. As pessoas inconscientes devem ser socorridas primeiro. Em seguida, as que estão acordadas. "Os que estão gritando, os que estão falando e os que estão acordados, teoricamente estão bem. Os que estão inconscientes apresentam maior risco. Vamos verificar se estas pessoas estão com os batimentos cardíacos e respiração", diz a professora do curso de formação para condutores.
Se a pessoa não estiver respirando é preciso fazer imediatamente a respiração boca a boca e a massagem cardíaca. A vítima deve ser massageada até o socorro chegar.
Uma dica importante é colocar uma proteção para evitar o contato com a boca da vitima.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, o ideal é usar a máscara que vem no kit de primeiros socorros. O kit não é mais obrigatório, mas pode ajudar no salvamento. O uso de proteção também é importante porque pode haver contato com sangue e risco de contaminação.
"O primeiro atendimento é crucial. Esses segundos fazem toda a diferença", afirma a estudante de medicina Juliana Souza.
Para prestar o primeiro atendimento, a pessoa deve ter um curso específico. "É necessário ter um curso. Alguns cursos básicos preparam a pessoa para proporcionar alguma segurança no local do acidente. Mas para ter contato com a vítima é necessário ter um curso específico", afirma o tenente Axelson, oficial de operações do Corpo de Bombeiros.
Em caso de enchente, ao ser socorrida pelo Corpo de Bombeiros, a vítima deve ficar atenta a como proceder e principalmente manter a calma para colaborar com o salvamento.
Em caso de afogamento, por exemplo, o bombeiro jogará uma sacolinha de salvamento amarrada a uma corda, que a vítima deve segurar para ser içada para fora da água. Também há um equipamento, chamado flutuador, que o bombeiro prende ao corpo da vítima antes de puxá-la.
Fonte: G1

Nenhum comentário: