English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

terça-feira, 17 de março de 2009

Hérnia de disco pode ser causada por má postura laboral

O número de patologias e distúrbios possíveis de serem considerados como doenças relacionadas ao trabalho aumentou muito nos últimos anos.
A hérnia de disco que atinge cerca de 5,4 milhões de pessoas no Brasil. A falta de condições ergonômicas no trabalho é um dos fatores causadores de diversas doenças, como a hérnia de disco que atinge cerca de 5,4 milhões de pessoas no Brasil segundo dados do IBGE. Além disso, muitas pessoas acabam ficando mais propensas a desenvolver a hérnia devido à falta de atividades físicas e posturas adequada.
Os DORT (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho) representam mais da metade das doenças ocupacionais no Brasil e, em 2006, foram registrados 16,773 mil casos de dorsalgias. Em 2007, esse número pulou para 50,706 mil casos registrados – aumento de 202%, segundo o Anuário Estatístico de Acidentes do Trabalho 2007, publicação conjunta do MPS e do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
Segundo o fisioterapeuta e fundador do Instituto do Tratamento da Coluna Vertebral, Helder Montenegro, além de ter melhores condições ergonômicas de trabalho, as pessoas precisam fazer atividades físicas. "No entanto, quando a hérnia de disco já existe precisamos tratá-la. E muitos estudos apontam o tratamento conservador, com fisioterapia, medicamentos e exercícios, como um dos melhores para a doença."
"Infelizmente, aqui no nosso país, muitos profissionais insistem em recomendar a cirurgia como tratamento primeiro, mesmo com diversos estudos apontando que 90% das hérnias de disco podem ser tratadas sem cirurgia (dados do estudo pubnlicado na Revista Academia Americana de Cirurgiões Ortopédicos)", completa Helder Montenegro. "O que falta no Brasil é uma maior integração entre médicos e fisioterapeutas, melhor consciência por parte dos cirurgiões, mais auditoria médica e melhor remuneração para os tratamentos alternativos que tenham comprovação científica. Por isso, eu acredito que se houvesse uma parceria entre as duas especialidades, muitos pacientes não sofreriam tanto por causa das hérnias de disco."
Tratamento
A Reconstrução Músculo-Articular da Coluna Vertebral - RMA Vertebral une o trabalho da fisioterapia manual com a tecnologia das mesas de tração e descompressão e do Stabilizer - equipamento que condiciona o paciente a usar o músculo transverso do abdômen, e exercícios de musculação. A união de todos esses fatores permite que o paciente não tenha mais dor e inicie um trabalho focado no fortalecimento dos músculos posturais. Segundo Helder, depois de tratada a dor, é hora de investir em exercícios físicos como a musculação e o Pilates desde que bem orientados.

Nenhum comentário: