English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

73% dos fumantes estão satisfeitos com lei antifumo.

Um pesquisa do Ibope divulgada na última sexta-feira (01) apontou que 73% dos paulistas que fumam estão satisfeitos ou muito satisfeitos com a lei antifumo em vigor desde agosto de 2009 no Estado. O estudo foi feito a pedido do governo estadual e ouviu cerca de 800 pessoas em todo o Estado de 22 a 27 de julho.

De acordo com a Secretaria de Saúde, a nota média dada à lei pelos próprios fumantes foi 9,2 - muito próxima à concedida pelos não-fumantes entrevistados na pesquisa, que foi de 9,5. No total, 91% dos ouvidos pelo Ibope consideraram a lei antifumo boa ou ótima, 4% disseram que ela é regular, 1% classificaram como ruim e 3% como péssima. Entre os fumantes o índice de bom e ótimo chegou a 83%.

Quando questionados sobre a vantagem da lei, 29% dos entrevistados disseram que ela protege as pessoas da fumaça nociva do tabaco e 25% ressaltaram que a medida melhorou a qualidade do ar em bares e restaurantes. Para 29% dos entrevistados, a legislação protege inclusive a saúde das pessoas que fumam. Dez por cento responderam que a lei melhorou a vida pessoal delas.

A pesquisa apontou ainda que quase a metade (49%) dos fumantes informaram estarem fumando menos em razão da lei. Entre as mulheres fumantes, 55% reduziram o número de cigarros depois que a legislação entrou em vigor.

"Os resultados refletem o acerto de uma legislação que veio para ficar. A lei antifumo pegou porque a grande maioria dos paulistas entendeu se tratar de uma medida de saúde pública, que combate o tabagismo passivo em ambientes fechados de uso coletivo", disse o secretário da Saúde, Nilson Ferraz Paschoa.

A lei antifumo paulista completou um ano em vigor em 7 de agosto deste ano com 99,78% de adesão por parte dos estabelecimentos. Em 12 meses os agentes da Vigilância Sanitária Estadual e do Procon realizaram 360,7 mil inspeções por todo o Estado e aplicaram 822 multas, o que representa 0,22% de descumprimento.
Fonte: Terra Notícias

Nenhum comentário: