English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Número de acidentes de trabalho caiu 15% em 2009.

O número de acidentes de trabalho no ano passado caiu 15% ante 2008, segundo cálculos do diretor do departamento de políticas de saúde e segurança ocupacional do Ministério da Previdência, Remígio Todeschini

Para este ano, segundo o diretor, também será possível verificar uma queda de 25% do número de mortalidade geral, na comparação com 2009, por acidente de trabalho, o que representaria um total de 60 a 70 profissionais. Segundo o diretor, a invalidez permanente e morte representam 28% de toda a acidentalidade do trabalho no Brasil.

O fator acidentário é um multiplicador que varia de 0,5 a 2 pontos a ser aplicado às alíquotas de 1%, 2% ou 3% da tarifação coletiva por subsetor, de acordo com o risco da atividade. Esse fator incide sobre a folha de salários das empresas e serve para custear aposentadorias especiais e benefícios decorrentes de acidentes de trabalho.

De todas as empresas analisadas, 91,52%, ou 844.531 serão bonificadas na aplicação do fator de 2011.

Deste total, 776.930 companhias que representam 84,16%, terão a maior bonificação possível, de 0,50 ponto. Isso significa que esse universo de empresas pagarão apenas o equivalente à metade da taxa do seguro de acidente de trabalho do ano passado.

“Do que as empresas pagaram em média no ano passado, agora deve ser em média 10% menor”, estimou.

“Melhorou, de fato, a bonificação”, continuou Todeschini.Já 8,48% das participantes do levantamento, um total de 78.264 empresas, terão aumento na alíquota de contribuição no próximo ano, porque apresentaram um volume de acidentes superior à média do setor do qual participa.
Fonte: Empresas e Negócios

Nenhum comentário: