English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Acidentes em plataformas de petróleo crescem 40% em um ano.

Ainda sem um plano nacional de contingência de segurança, o número de acidentes em plataformas de petróleo no Brasil vem aumentando nos últimos anos.

Só em 2010, a ANP (Agência Nacional do Petróleo) registrou 375 incidentes de segurança operacional, uma alta de 40% em relação ao que fora observado em 2009.

Esse avanço é atribuído principalmente à maior rigidez da fiscalização e ao aumento das atividades ligadas ao petróleo no país. Antes de 2009, as empresas seguiam critérios próprios para classificar um incidente e comunicá-lo à agência reguladora.

E, como o crescimento da indústria petrolífera no país, as empresas passaram a terceirizar mais atividades para cumprir os cronogramas, fazendo com que a capacitação de trabalhadores deixasse a desejar em alguns pontos.

“É preciso treinamento, a capacitação é um elemento fundamental”, diz o gerente de meio ambiente do IBP (Instituto Brasileiro do Petróleo), Carlos Henrique Mendes.

Nos últimos 12 meses, a agência observou 692 situações irregulares relativas à segurança. Com isso, foram dez plataformas interditadas e R$ 12 milhões em multas.

Do total de incidentes registrados em 2010, 10% tiveram mortos ou feridos com gravidade; foram constatadas três mortes em plataformas em operação. As punições geraram multas de R$ 3,3 milhões em 2010. “A atividade de perfuração em 2010 aumentou muito, e a fiscalização está atenta”, diz Carlos Cabral, especialista em regulação da ANP. A agência sustenta que o desempenho de segurança do Brasil supera o de países como EUA e Noruega.

A ANP classifica como incidente qualquer evento indesejado que tenha colocado em risco os trabalhadores ou o ambiente. 
Fonte: Estado de São Paulo

Nenhum comentário: