English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Explosão em tanque de metanol provoca morte de operário


O operário que morreu na explosão de um tanque da empresa V-Biodiesel, em Iraquara, estava trabalhando fazendo manutenção no reservatório que armazenava metanol quando o acidente aconteceu na quarta-feira (2). Outros dois trabalhadores ficaram feridos. 

Segundo nota do Sindiquímica, os funcionários eram terceirizados da empresa Metalúrgica Porto Nacional - MPN. O tanque em que aconteceu o acidente tem aproximadamente 15 metros. O sindicato está acompanhando o caso e dois dirigentes sindicais viajaram de Salvador até Iraquara para prestar assistência aos trabalhadores e familiares. 

De acordo com o sindicato, o acidente pode ter sido provocado no momento de atividade de soldagem do tanque, pois o metanol é um produto químico altamente inflamável. O Sindiquímica informou ainda que já denunciou a empresa aos órgãos públicos anteriormente e que ela já foi autuada pela Justiça do Trabalho várias vezes por "precárias condições de trabalho e descumprimento da empresa com normas trabalhistas". 

Irregularidades

Os dois trabalhadores feridos no acidente, Fernando Rodrigues e um identificado somente como Gutemberg, foram transferidos de Iraquara para uma unidade hospitalar em Irecê e não correm risco de vida. Fernando sofreu queimaduras e Gutemberg está com fraturas expostas. O trabalhador que faleceu era conhecido como Luisinho. 

Em nota, o sindicato lamenta o grave acidente e diz que está acionando os órgãos públicos para exigir "rigor nas apurações do fato". O dirigente Sérgio França disse que a empresa tem várias irregularidades e que o trabalho com metanol precisa de atenção extra. "Estamos sempre alertando os trabalhadores do perigo de trabalhar com esse produto altamente explosivo", diz. 

"Queremos saber como estava a situação desse tanque, se foi feita toda a avaliação, medição, se estava vazio, se estava cheio. Queremos que a fábrica fique parada até que toda a perícia seja feita", acredita. Os dirigentes do sindicato fazem às 5h de sexta-feira (4) uma paralisação na porta da empresa. 

O sindicato acusa a empresa de ter criado um turno de trabalho irregular, não fornecer alimentação adequada aos trabalhadores e descumprir outros pontos da convenção coletiva de trabalho. 

A V-Biodiesel não foi localizada para comentar o acidente. O caso é investigado pela delegacia da cidade.
Fonte: Correio 24horas

Nenhum comentário: