English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

Carrefour Jundiaí interditado pela Vigilância Sanitária‏

Setor de alimentos do Carrefour é interditado pela Vigilância.
Os técnicos da Vigilância Sanitária de Alimentos de Jundiaí autuaram, em operação de fiscalização realizada na tarde de segunda-feira (17), um dos principais hipermercados da cidade: o Carrefour, unidade situada no Km 78 da Marginal Norte da Rodovia Anhanguera. As irregularidades encontradas no local foram suficientes para suspender todo o setor ligado à alimentação, o que corresponde a aproximadamente 70% dos produtos vendidos no Carrefour.
"Todo o setor de alimentos do hipermercado está interditado. Ou seja, a determinação também inclui aqueles que estão expostos à venda nas gôndolas", afirmou a gerente de ações do órgão municipal, Tânia Bueno.
De acordo com ela, a fiscalização da equipe de vigilância de alimento, composta por cerca de dez integrantes, partiu de várias denúncias de consumidores do Carrefour, inclusive os de Várzea Paulista. Todas as reclamações eram referentes à situação higiênica do açougue e do depósito de alimentos. Este último departamento, segundo os técnicos da vigilância, foi o mais crítico.
"Apesar das denúncias estarem relacionadas a alguns segmentos de alimentos do hipermercado, nós sempre resolvemos fazer um pente-fino em todas as partes que são de competência da Vigilância Sanitária de Alimentos", explicou Tânia.
Entre os ambientes fiscalizados pelos técnicos do órgão municipal estiveram a padaria, o refeitório dos funcionários do Carrefour, a salsicharia e as câmaras frias.
Depósito de insetos - A irregularidade mais visível e grave, de acordo com a Vigilância Sanitária, é o depósito onde são armazenadas as mercadorias que vão até as gôndolas do hipermercado. No espaço reservado para a farinha de trigo, foram encontradas inúmeras moscas. "Além disso, a área estava muito abafada, propícia ao surgimento de fungos e bolores no trigo", disse Tânia.
No depósito não foi verificada apenas a presença de moscas. Havia também fezes de ratos embaixo de caixas de madeiras e o acúmulo de poças de água, que podem concentrar vírus e bactérias.
Outros insetos faziam a festa nos ambientes de alimentos fiscalizados, como baratas e formigas. Mais uma surpresa foi avistada pelos técnicos da vigilância depois de conseguirem erguer as duas caixas de balança do depósito. Por nunca terem sido limpos, centenas de minhocas se concentravam embaixo das caixas.
Padaria - A moldagem da padaria do Carrefour chegou a chamar a atenção da Vigilância Sanitária de Alimentos. Isso porque não havia uma barreira física entre os manipuladores do pão e os consumidores. "A única divisão existente era o balcão", confirmou Tânia. Além da padaria, o açougue também acumulava muita água no chão.
Refeitório - Para os técnicos da vigilância, o refeitório dos funcionários do Carrefour foi o pior ambiente vistoriado depois da área de depósito, armazenamento e estoque. Em fotos divulgadas pelo órgão ao Jornal da Cidade, as máquinas do local estavam sujas e em contato com a área de manuseio dos alimentos.
Já as janelas do refeitório continham ferrugens, prestes a cair. De acordo com a agente do órgão de fiscalização, a gerência do hipermercado prometeu entregar um novo refeitório com as exigências atendidas dentro de 20 dias. No entanto, enquanto não for inaugurado o novo espaço as atividades continuam suspensas.

Nenhum comentário: